Opinião do Leitor

Saúde mental, física e emocional, na pandemia. Como cuidar de si e de quem você ama?

Por José Carlos Pigatti, psicólogo e psicanalista

A crise na saúde, pública e privada, causada pelo Corona vírus, Covid-19, é a mais grave em décadas e tem provocado impactos muito significativos em nossas vidas, com sérias mudanças de rotinas, distanciamento das pessoas queridas e utilização de procedimentos de limpeza e higiene, determinado pelos protocolos de prevenção do agravamento da crise.

Todas essas mudanças na nossa rotina, comportamento e agenda, com suas alterações constantes devido à falta de remédios eficazes, de vacina em tempo e quantidade ainda inadequados, a falta de leitos nos hospitais, a falta de insumos necessários e com o esgotamento físico e emocional dos profissionais da área de saúde e sua quantidade limitada na sociedade, provocam em nós incertezas, medos, ansiedade, angústia, tristeza, estresse, o que é natural dada a situação caótica de nossa realidade, mas que precisa ser observada, acompanhada, cuidada, medida e gerenciada.

Os profissionais de Psicologia são os profissionais capacitados para nos ajudar a enfrentar esta crise, nos ajudando a compreender de forma consciente essa realidade, suas proporções, seus impactos, nos ajudando a encontrar o equilíbrio emocional e  nos apontando caminhos para construir o  nosso bem estar.

Para enfrentar um problema é preciso conhecê-lo, cada dia mais, para isso necessitamos de informações sérias, de fontes confiáveis e sustentadas em bases científicas, preferencialmente de órgãos oficiais, tais como da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipais de Saúde.

Devemos desenvolver nossa criatividade, equilibrando as responsabilidades e obrigações da vida, com atividades lúdicas, de lazer, prazerosas que nos proporcione bem estar e qualidade de vida.

Devemos organizar nossas atividades de forma agradável dentro das 24 horas, utilizando de forma mais eficiente nosso dia, definindo nosso tempo de trabalho, de descanso e de lazer, montando uma agenda de atividades, que organize nossa vida de forma agradável dentro dos limites de tempo, energia, priorizando nossos desejos, interesses e necessidades. Nossa agenda de atividades deve organizar nossa vida de forma agradável e não ser uma camisa de forças.

Nosso descanso é tão importante quanto nossas atividades, é necessário reservar um tempo de sono suficiente para repor nossas forças, alguns precisam de 6h, outros de 7h, outros de 8h de sono. É importante que o local de dormir seja de pouca luz, silencioso e não ter TV, celular ou qualquer aparelho ou objeto que dificulte ou atrapalhe o nosso sono.

Em momentos de incertezas e inseguranças, como este que estamos passando, devemos reforçar nossos laços com familiares, amigos e demais pessoas que acreditamos, que gozam de nossa confiança e por isso são referência para nós, informe-as de sua situação e busque informações de como elas estão.

Aproveite este momento de distanciamento dos outros para cuidar de si. Observe-se, reflita sobre seus projetos de curto, médio e longo prazo.  Medite, relaxe e conecte-se consigo, com as pessoas que ama, com a sociedade que deseja.

Reflita sobre o sentido que você quer dar para sua vida no pós-pandemia.

Reflita sobre a certeza de que tudo passa e fortaleça em sí mesmo e nos próximos a quem você ama, a importância de construirmos uma vida equilibrada e de bem-estar, com todos nossos limites e potencialidades.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

48 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás