Categories: Economia

Samarco terá que indenizar pescadores da Serra

 

Pescadores de Jacaraípe: por enquanto a medida vai beneficiar profissionais que moram na Serra e atuam na Enseada do Suá e pescavam camarão na foz do rio Doce. Porém, pode abrir precedente para pescadores de outras localidades. Foto: Arquivo TN

Clarice Poltronieri

Pescadores de camarão que moram na Serra serão indenizados pela Samarco (Vale + BHP Billiton) por conta da lama derramada no rio Doce e no mar. É que a Fundação Renova (criada pela Samarco para gerir indenizações) finalmente reconheceu como atingidos pescadores de camarão da Enseada do Suá, em Vitória, local onde também trabalham profissionais que moram na Serra.

O principal ponto pesqueiro de camarão no litoral do ES foi o mais atingido pela lama: a foz do rio Doce e entorno. E há um ano e meio os pescadores da Enseada reivindicavam a inclusão nos programas de indenização da mineradora.

“Estamos falando de quem trabalha com camarão na Enseada do Suá. Tem gente de todo lugar. No meu barco tem dois moradores da Serra-Sede e conheço mais uns três serranos que saem para pescar na Enseada”, afirma o presidente Sindicato dos Pescadores e Marisqueiros do Espírito Santo (Sindpesmes), João Carlos da Fonseca ‘Lambisgoia’.    

Segundo o presidente da entidade, Braz Clarindo Filho, o Xará, será formado um grupo de trabalho com representes da Samarco e outras instituições que estão acompanhando o caso, para cadastrar os impactados que têm direito à indenização. “Estimamos que pelo menos 500 pescadores tenham direito”, adianta. 

Xará acrescentou que todos que pescavam camarão na foz do rio Doce foram e estão sendo afetados desde a chegada da lama, em 22 de novembro de 2015, dezessete dias após o rompimento da barragem em Minas Gerais.  

Para que os pescadores possam ter perspectiva de receber, a Renova firmou no último dia 11 de abril junto à Defensoria Pública Estadual, ao Movimento dos Atingidos por Barragens, Ibama, ICM-Bio e Sindpesmes, para cadastrar os profissionais e analisar o caso de cada um.

 A defensora pública do Estado do Espírito Santo, Mariana Andrade Sobral, disse esse foi o primeiro passo para uma demanda antiga. “A Renova usava um critério abstrato para reconhecer os impactados, que era o local de residência, desconsiderando a característica itinerante da profissão. Agora abriu um precedente em que considera o real impacto que teve, independente da residência”, pontua.

A assessoria de imprensa da Renova disse, por nota, que serão feitos cadastros onde a definição dos documentos comprobatórios será realizada de forma coletiva, com os grupos envolvidos, inclusive com órgãos ambientais do setor, para depois avaliar cada caso e calcular os danos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

5 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

11 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

13 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

14 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

15 horas atrás