Categories: Meio Ambiente

Samarco se nega a fazer obra  para reduzir estrago da lama no ES

Situação da foz do rio Doce e do mar no final de 2015: lama continua descendo pelo rio até hoje. Foto: Marcelo Lourenço/ Arquivo Pessoal

A Samarco (Vale + BHP) está se negando a construir uma represa de concreto e comportas no rio Pequeno, que liga a lagoa Juparanã ao rio Doce em Linhares. E com isto, impedir a contaminação da lagoa com a lama de rejeito de mineração presente no rio Doce por causa do desastre crime/Ambiental de Mariana em 2015.

Por conta de uma barragem improvisada de terra que a Samarco fez, a lagoa Juparanã encheu e inundou comunidades nas cidades de Linhares e Sooretama. A construção de represa definitiva dotada de comportas havia sido determinada pela vara da Fazenda Pública, Registros Público e Meio Ambiente de Linhares, no início de setembro.  Mas a Samarco obteve liminar do Tribunal de Justiça do ES cassando a decisão no último dia 04 de setembro.

Agora a mineradora, através da Fundação Renova, está aprofundando um canal alternativo ao lado da barragem de terra improvisada. O canal será reaberto neste sábado, o que vai gerar aumento do nível do rio Pequeno. E aí 56 famílias terão ribeirinhas que estão abaixo da barragem improvisada terão que deixar suas casas em Linhares.

A Renova alugou casas e quartos de hotéis para essas pessoas ficarem até o final de março, quando acaba a estação chuvosa.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

9 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

15 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

16 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás