Categories: Política

“Saiu por capricho de um capitão”, diz Contarato sobre demissão de Mandetta

Senador capixaba Fabiano Contarato fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Foto: Pedro França / Agência Senado

Na tarde desta quinta-feira (16), Luiz Henrique Mandetta anunciou sua demissão pelo presidente Jair Bolsonaro do cargo de ministro da Saúde. A mudança brusca no comando do Ministério em meio à pandemia do coronavírus não agradou muitas lideranças políticas. Uma delas é o senador capixaba Fabiano Contarato (Rede). Ele afirmou que Mandetta foi demitido por “capricho de um capitão”.

Para Contarato, o ministro foi demitido por não fazer a vontade do presidente. “Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente decidiu exonerar o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Saiu por não fazer o que o presidente gostaria que fosse feito. Saiu por capricho de um capitão”, afirmou o senador em suas redes sociais.

Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro já vinham divergindo sobre os caminhos para o combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O ministro se alinhava às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela adoção de um isolamento social mais forte, enquanto o presidente vinha defendendo a abertura do comércio como forma de evitar impactos na economia.

Contarato ainda afirmou que a situação do Brasil nesse momento é crítica e cobrou o Governo Federal. “O momento é crítico. Exigimos que o Ministério da Saúde se paute pela ciência e não pela conveniência”.

Novo ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro anunciou  o médico Nelson Teich como novo ministro da Saúde, no lugar de Luiz Henrique Mandetta, que ficou pouco mais de 16 meses no cargo. Teich assume o cargo em meio à pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 30 mil pessoas no país, levando cerca de 1,9 mil pacientes a óbito.

Em um pronunciamento no Palácio do Planalto, ao lado do novo auxiliar, Bolsonaro ressaltou que é preciso combinar o combate à doença com a recuperação econômica e garantia de empregos, e defendeu uma descontinuidade gradativa do isolamento social em vigor em todo o país.

“O que eu conversei com o doutor Nelson é que gradativamente nós temos que abrir o emprego no Brasil. Essa grande massa de humildes não tem como ficar presa dentro de casa, e o que é pior, quando voltar, não ter emprego. E o governo não tem como manter esse auxílio emergencial e outras ações por muito tempo”, afirmou.

De acordo com Bolsonaro, houve um “divórcio consensual” entre ele e Mandetta, e destacou que o ex-ministro “se prontificou a participar de uma transição a mais tranquila possível, com a maior riqueza de detalhes que se possa oferecer”.

Com informações da Agência Brasil...
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

36 minutos atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

13 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

15 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

20 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

22 horas atrás