Categories: Divirta-se na Serra

Sábado tem palhaço, malabares e perna de pau em Nova Almeida

Haverá apresentações de espetáculos e cortejo com a presença de palhaços, malabaristas, pernas-de-pau, entre outras atividades. Foto: Divulgação

Palhaços, malabaristas, perna de pau e atividades circenses. Essas serão algumas das atividades culturais que serão ofertadas gratuitamente para a comunidade de Nova Almeida, neste sábado (20), a partir das 14h, no Campo Society de Serramar.

À frente da iniciativa está o projeto ‘De Olho do Duto’  que é realizado pela Companhia Artística Sol sem Dó, com coordenação geral do projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro. O foco oferecer aos moradores locais um dia de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa. 

Vai ter apresentações de espetáculos e cortejo com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. Também haverá oficina circense, com aula de circo para crianças, jovens, adultos e idosos, que poderão vivenciar algumas modalidades circenses – malabares, perna de pau e apresentação de palhaços. A programação ainda conta com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores.

Os diretores e artistas da Eslipa, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.

Companhia Artística Sol sem Dó

Formada por artistas do município de Duque de Caxias (RJ), a Companhia Artística Sol sem Dó foi fundada em 2010 e comemora nove anos de trabalhos.  O grupo iniciou suas atividades no Hospital Municipal Drº Moacyr Rodrigues do Carmo, desenvolvendo o projeto de palhaçaria hospitalar “Eu Vim Te Ver”.

A figura da palhaça e do palhaço passou a ser o principal ponto de investigação cênica do grupo, que depois veio a dialogar com o teatro de rua, contação de histórias, música, circo e o circo de teatro. Atualmente, a companhia tem seis integrantes e desenvolve um trabalho múltiplo que percorre a arte, educação e saúde.

O grupo, em sua pesquisa, opta por um trabalho multidisciplinar que vai da palhaçaria hospitalar, das técnicas de palhaçaria relacional – clown, ao teatro de caixa e intervenções urbanas, tendo como grande referencial estético o território da Baixada Fluminense e manifestações de cultura popular, como a Folia de Reis e o Circo Teatro, passando ainda pelas relações de gênero nas investigações de palhaçaria feminina, e pela arte educação, em oficinas e contações de histórias.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

15 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

15 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás