Conteúdo de Marca

Robô anfíbio vai limpar Estações de Esgoto e serviço terá maior qualidade na Serra, diz PPP

O robô é utilizado para retirar o lodo acumulado nas Estações de Tratamento de Esgoto da Serra. Foto: Divulgação

Um robô será utilizado para realizar a limpeza de lagoas de estabilização em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na Serra. Por meio da tecnologia, tem-se o aumento da capacidade hidráulica para o tratamento de esgoto e uma melhora na eficiência do serviço. Para as operações, que terão início na primeira quinzena de outubro, a Ambiental Serra e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) investiram R$ 700 mil.

As lagoas de estabilização são constituídas de forma simplória, onde a água residual entra em uma extremidade, passa um longo tempo de detenção dentro do espaço e sai pela abertura oposta. Elas são locais para o tratamento de efluentes com o objetivo de reter a matéria orgânica presente no esgoto, também chamada de lodo, que precisa ser removida quando se torna saturada no ambiente, o que acontece, geralmente, a cada 5 anos.

O robô, dessa forma, é utilizado para retirar o lodo acumulado. De acordo com Isabelly Gonçalves, coordenadora operacional da Ambiental Serra, ele se desloca com facilidade pelos locais mais difíceis do espaço e é muito proveitoso. “O robô Anfíbio, de patente da Tommasi Ambiental, permite o deslocamento por todo o ambiente (água, lodo, terra), realizando a limpeza de maneira mais segura e produtiva, sendo possível dragar material com uma concentração de sólidos de até 20% e remover vegetações flutuantes, enraizadas e submersas”, explicou a profissional.

O serviço, que é executado de 15 a 45 dias, será feito nas lagoas de estabilização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) ETE Valparaíso, ETE Jacaraípe e ETE CIVIT II, localizadas na Serra. É válido ressaltar que essa tecnologia já foi empregada pela Ambiental Serra antes, entre os anos de 2017 e 2019. Durante as ações, foram retiradas mais de 34 mil toneladas de lodo de sete lagoas em operação.

Parceria público-privada com a Cesan

A Ambiental Serra firmou, desde 2015, uma parceria público-privada (PPP) com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) a fim de realizar a implantação e a manutenção do sistema de esgotamento sanitário da Serra. Por meio dessa união, a cobertura das redes de esgoto no município saltou de 58% para 90%, com 1,2 bilhão de litros de efluentes sendo tratados por mês.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

2 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

7 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

23 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás