Categories: O Nó da Gravata

Rivais, mas cordiais

No último fim de semana, na tradicional feirinha de Feu Rosa, estavam em caminhada eleitoral Vandinho Leite (PSDB), vice na chapa encabeçada por Sérgio Vidigal (PDT) e Mara Barcelos, esposa do adoentado Audifax Barcelos (Rede). Cada um de um lado da feirinha. Segundo consta, durante a caminhada, ambos ficaram um de frente para o outro. Porém, parece que o encontro foi cordial e respeitoso. Mara Barcelos entregou a Vandinho uma carta de agradecimento de Audifax pelas orações pela melhora em seu quadro médico.

Silas no Anchieta
Desde a última segunda-feira (29), o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Silas Maza, assumiu a Subsecretaria da Casa Civil para Coordenação Política no governo Paulo Hartung (PMDB). Na função, Silas será o responsável por manter o relacionamento com a Assembleia Legislativa, articulações políticas, interlocução do Governo com secretarias e órgãos. Segundo Maza, o convite para assumir a pasta partiu do próprio governador.

Tímido
Foi tímida a reação do candidato a prefeito da Serra, Givaldo Vieira (PT) sobre o desfecho do impeachment de Dilma Rousseff. Givaldo que é o vice-líder do PT na Câmara dos deputados, tinha sido um dos mais engajados defensores da ex-presidente durante todo o processo. Por outro lado, o deputado têm se mostrado animado e tem mantido uma campanha bastante ativa, andando em vários bairros e sempre com agenda cheia além de trazer lideranças de fora do Estado para participarem da campanha.

Está difícil
Os candidatos a prefeito da Serra têm tido dificuldades em mobilizar a população para comparecer, pelo menos em grande número, a seus comícios e reuniões. Houve até alguns encontros em que o candidato nem compareceu por falta de público. Nos bastidores, a leitura é de que o alto desgaste e o número de indecisos refletem esta baixa. Sobre Audifax, não é possível tecer leitura neste sentido, pois permanece internado na UTI do Hospital Metropolitano.

Vacas magras
É inegável que as mudanças na legislação eleitoral no que tange a doação de campanha, que permite apenas pessoas físicas doarem dinheiro, dificultou e muito a vida dos candidatos. Alguns líderes partidários têm refeito as contas sobre perspectiva de votação de suas chapas, pois alguns candidatos antes vistos como competitivos, não estão deslanchando por conta da falta de grana. Além disso, quem arrisca fazer de forma ilegal, tem tido pesadelos com o grande número denúncias recebidas pela Justiça Eleitoral por meio do aplicativo pardal.

Nada sei
Nessa semana, lideranças sindicais protocolaram na Assembleia Legislativa um documento que pede o impeachment do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) por supostos atos de crimes de responsabilidade. Assunto espinhoso que a maioria dos deputados veem tratando com bastante cautela. O único parlamentar de base eleitoral na Serra, Bruno Lamas (PSB) é um deles. O socialista se resumiu a dizer: “Ainda não tomei conhecimento. Não foi apresentado aos deputados”.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

9 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

36 minutos atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

1 hora atrás

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

3 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

3 horas atrás