Categories: Notícias

Ricardo Eletro, Eletrocity e Sipolatti são ‘os calos’ do consumidor da Serra

As três lojas com mais reclamações registradas são do setor de eletrodomésticos. Foto: Divulgação

Nesta semana o Procon da Serra divulgou a lista de empresas com mais reclamações no município no ano de 2014. A Ricardo Eletro lidera o ranking com 94 reclamações, seguida da Sipolatti, com 83, e da Eletrocity, com 82.

Segundo a assessoria do Procon, foram 10.682 reclamações, sendo 1.826 fundamentadas, a maioria no setor de eletrodoméstico com defeito. Em 499 casos não houve acordo entre as partes envolvidas e foram encaminhados à Justiça.

De acordo com o Código do Consumidor, produtos com defeito devem ser substituídos por outro em perfeitas condições de uso. O cliente pode também solicitar a devolução do valor, com juros e correção monetária, ou ainda o abatimento proporcional do preço na compra de outra mercadoria.

Na lista constam também operadoras de telefonia (Oi, GVT, Vivo, Claro); construtoras (MRV); bancos (Banestes, Bradesco, Banco do Brasil, BMG e outros) e até a Cesan e a Escelsa.

Além das reclamações fundamentadas, o órgão registrou 5.632 atendimentos preliminares em que se procurou resolver a questão por contato telefônico com a empresa. E outras 3.868 reclamações em que o órgão enviou a Carta de Informação Preliminar para as empresas, cobrando a resolução do problema.

O consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com produto não durável, como por exemplo, um alimento, ou ainda 90 dias, se for durável, como uma máquina de lavar.

A lei prevê ainda os casos de vício oculto, quando o defeito não é aparente na hora da compra e só se mostra depois de um tempo de uso. Nesse caso, o prazo só começa a contar a partir da constatação do defeito.

Onde reclamar

O Procon da Serra fica no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe.

Informações pelo telefone 3252 7243 ou pelo e-mail procon@serra.es.gov.br.

Confira a lista das reclamações fundamentadas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Casagrande apresenta nos EUA potencial do ES para atrair investimentos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, continua nos Estados Unidos, em uma missão que inclui a participação em fóruns empresariais,…

4 horas atrás

Ativista cultural da Serra lança livro sobre visita de Nelson Mandela ao Estado

A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha será palco para o lançamento do livro "Mandela entre os capixabas", de…

5 horas atrás

Paciente se revolta, perde o controle e causa quebra-quebra em UPA na Serra

Uma confusão ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, localizada na Serra, durante o final de semana, quando…

5 horas atrás

Bazar da Apae terá mais de 500 peças a partir de R$ 5 na Serra

Roupas, sapatos, peças de cama, mesa e banho, bolsas e brinquedos. Estes são alguns itens que estarão disponíveis no bazar…

5 horas atrás

Parque da Cidade será palco do Serra Beer com cervejas artesanais, shows gratuitos e gastronomia

O Parque da Cidade, em Valparaíso, na Serra, será o cenário do Serra Beer Festival, que ocorrerá de 23 a…

6 horas atrás