Categories: Arquivo

Restauração das ruínas do Queimado começam em 60 dias, diz Prefeitura

 

As ruínas ficam na região onde existiu a antiga vila do Queimado, próximo ao rio Santa Maria: paredes da igreja são sustentadas por cabos e trilhos de ferro. Foto: Gabriel Almeida

Ana Paula Bonelli

As obras de restauração das ruínas da igreja de São José do Queimado estão perto de saírem do papel. Na última quinta-feira (20) foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre o município e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) para a restauração das ruínas. Esta é mais uma etapa burocrática para a restauração do Queimado que deve custar R$ 1,3 milhão e será bancado pelo Sincades. 

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra as obras de restauração começam em até 60 dias e a previsão é que sejam concluídas em oito meses.  A restauração das ruínas abrange o reforço das paredes e a instalação de plataformas na entrada e interior da igreja para permitir a visitação dos serranos. Já o cemitério, que fica nos fundos da ruína da igreja, não está incluído no pacote.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, considera a restauração de extrema importância para a preservação da história do município, devido à grande representatividade do Queimado. “Palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Eliziário, em 1849, o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993. Agora, com a restauração das ruínas, queremos transformar Queimado em um museu a céu aberto, onde as pessoas possam conhecer a história de luta do povo serrano”, frisa.  

O local já passou por uma prospecção arqueológica, realizada entre abril e maio deste ano. A intenção da Prefeitura é expor no Museu da Serra, localizado na Serra-Sede, os artefatos encontrados. A prospecção foi realizada pela empresa A Lasca Consultoria e Assessoria em Arqueologia e custou R$ 214 mil.  O terreno do sítio histórico, que antes era particular, foi doado para a Prefeitura da Serra em 2015.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás