Categories: Economia

Resíduo industrial da Serra vira solução para estradas vicinais

Material sendo aplicado em Alfredo Chaves, cidade da região serrana do ES, em junho de 2017: 32 municípios já usaram em 700km de estradas. Foto: Clovis Rangel Prefeitura de Alfredo Chaves

Clarice Poltronieri

A escória da ArcelorMittal Tubarão, resíduo gerado durante a fabricação do aço, tem sido usada como alternativa para cascalhar estradas rurais em todo o estado e também na Serra. O coproduto, chamado Revsol, gera economia de 50 a 75% na manutenção das estradas rurais na Serra.

De acordo com o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca da Serra, Samuel Dias, a economia é indireta, pois como o tempo de manutenção das estradas com patrolagem é menor, as máquinas e pessoal são direcionados a outros serviços.

“A grande vantagem do uso desse material é que ganhamos tempo para retornar ao local e fazer a manutenção com as máquinas. Com o uso do produto nas estradas não-pavimentadas, levamos o dobro do tempo (às vezes até o triplo, quando não há chuva, por exemplo) para retornar ao local com a manutenção. Isso nos permite aproveitar as máquinas e pessoal que iriam para essa manutenção em outros locais”, explica.

Ele aponta que todo o material é doado pela empresa e encaminhado para o pátio da Prefeitura onde é feita uma mistura, normalmente com argila. E em alguns casos, pode ser usado em vias urbanas que ainda não receberam pavimentação.

De acordo com a assessoria da Arcelor, o coproduto substitui o cascalho mais usado, como brita e saibro, e com isso evita a extração de produtos naturais. Também gera economia de cerca de 50% aos órgãos públicos ao diminuir os custos com a manutenção das vias e é eficaz para suporte de cargas mais pesadas.

Na Serra cerca de 131,8km de estradas vicinais sem pavimentação na área rural foram revestidas com a escória, recebendo 422.699 toneladas de Revsol. Em todo o estado 701,8kmde estradas receberam escória em 32 municípios, totalizando 1.768.745ton de material doado, segundo assessoria de imprensa da Arcelor. Outras sete cidades do estado aguardam para receber o coproduto. 

A assessoria do governo do Estado disse que o uso do material como revestimento primário em rodovias não pavimentadas, diminui lama e poeira, proporcionando conforto e segurança aos motoristas. A Estrada do Flamboyant, em Guarapari, teve 6 km de sua extensão cobertos com o material; o revestimento no trecho da ES 080 entre Santa Leopoldina e Santa Teresa terá mais 6 Km de cobertura ainda este ano;  a Estrada do Lameirão (ES 481), em Guarapari, também receberá o coproduto num trecho de 3,5km.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

6 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

12 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

13 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás