Categories: Meio Ambiente

Redução da proteção ao Mestre Álvaro sem data para ser votada

Vista do Mestre Álvaro a partir da região de Muribeca, na zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN

Ainda não há previsão para a votação na Assembleia Legislativa (Ales) do projeto de lei do Governo Estadual que reduz a Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro de 3.470 hectares para 2.389 hectares. A informação é da assessoria do deputado Jamir Malini (PP), que pediu vistas no processo quando ele foi apresentado na casa há duas semanas.

Jamir se mostrou favorável à redução, mas disse que o assunto precisa ser melhor esclarecido com os proprietários de terrenos do morro e seu entorno. Inclusive na próxima segunda-feira (07), às 19h, está marcada reunião para tratar do assunto entre representantes da Associação de Produtores Rurais da Serra e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), órgão que fez as medições que embasam a proposta de redução da APA.

Outro deputado estadual com base eleitoral na Serra, Bruno Lamas (PSB), disse que pediria uma Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente da Ales antes que o projeto, assinado pelo governador Paulo Hartung (MDB), vá à votação. Mas até a última semana ainda não havia definição de data.

A proposta vem recebendo fortes críticas de ativistas e ambientalistas que atuam no Mestre Álvaro. E 86% dos internautas (196 votos) que participaram da enquete promovida pelo Tempo Novo em seu site disseram ser contra a redução da Apa. Nove por cento dos votantes (21) se colocaram a favor e outros 5% (11 votos) não optaram.

Enquanto o Estado planeja reduzir a Apa, ambientalistas fotografaram duas jaguatiricas – felino da mata Atlântica ameaçado de extinção – no morro. As imagens foram capturadas em março e abril pelo grupo Guardiões do Mestre.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

4 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

6 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

7 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

8 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

8 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

8 horas atrás