Categories: Política

Rede já tem maior bancada na câmara junto com PMDB

 

Arte: Joatan Alves

Por Conceição Nascimento

Após a correria para cumprimento dos prazos do Calendário Eleitoral 2016, como domicílio eleitoral e troca de legenda, a Câmara da Serra tem nova composição partidária, com o esvaziamento de algumas agremiações e o crescimento de outras. Na teoria, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) saiu fortalecido com as alterações e isso facilitaria a sua governabilidade para os próximos meses do seu mandato.

É o caso dos partidos Solidariedade (SD) e Rede Sustentabilidade (Rede). O primeiro deles chegou a ter cinco vereadores na bancada, mas agora amarga o esvaziamento, chegando à representação zero. Quatro vereadores do SD mais alinhados com o prefeito migraram para a recém-criada Rede, que agregou às suas fileiras Cézar Nunes, Rodrigo Caldeira, Alexandre Xambinho e Auredir Pimentel.

Outro militante do SD, Marcos Tongo, também aliado do prefeito, migrou para o PSB, legenda que por sua vez perdeu Boy do INSS, tido como oposição, para o PMDB. Este partido, que tem como decano o vereador Luiz Carlos Moreira, líder do prefeito na Casa, também ficou volumoso, com quatro parlamentares. Além de Boy e Moreira, os peemedebistas abrigaram Jorjão Silva e Toninho da Ambulância.

A terceira maior bancada na Câmara é a do PT, que se coloca como um partido independente em relação ao Executivo. Durante a corrida para cumprimento dos prazos para migração partidária (agora estendida para abril de 2016) especulou-se que o vereador Sebastião Sabino poderia deixar o partido. Com a sua permanência, o PT manteve a bancada de três, com Aécio Leite e Gilmar Carlos.

O PDT, de oposição ao prefeito, sofreu uma baixa e mantém dois vereadores, Davi Duarte e Nacib Haddad. Esta legenda contava ainda com o vereador Auredir Pimentel (Rede).

Outros partidos têm um representante na Câmara. É o caso do Pros (Basílio da Saúde), PTB (Aldair Xavier), o PP (Guto Lorenzoni), PSD (Neidia Maura), PR (Gideão Svensson), PRB (Pastor Ricardo), PSL (José Raimundo), PV (Tio Paulinho) e PTC (Miguel da Policlínica).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

4 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

5 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

5 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

6 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

6 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

6 horas atrás