Categories: Notícias

“Rede de Mães e Mulheres” da Serra quer ampliar atendimento em 2017

O projeto é realizado por um grupo de voluntárias da Serra e tem como objetivos promover a auto-estima e o empoderamento feminino

Voluntárias do projeto “Rede de Mulheres e Mães da Serra”. Foto: divulgação

Após sete meses de atividades na Serra, o projeto “Rede de Mães e Mulheres” pode ampliar suas atividades a partir de 2017, atendendo a um número maior de mulheres no município. 

O projeto tem como objetivo de fortalecer a auto-estima e o empoderamento feminino. É realizado por um grupo de mulheres da Serra, que promovem encontros em comunidades da cidade para discutir temas pertinentes a este público. Prevenção a doenças como o câncer de mama, informações sobre a Lei Maria da Penha e direitos das mulheres são temas abordados nas reuniões. As atividades do projeto foram encerradas em dezembro, com desfile na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, local onde nasceu o projeto.

Uma das idealizadoras do projeto, Luciana Malini, falou sobre a experiência.“Avalio como gratificante ver a alegria delas e a expectativa de cada uma em cada encontro. Quando falam: ‘aqui é um espaço que me faz sentir feliz e importante’. Elas podem levar seus filhos, pois oferecemos atividades educativas e recreação para os pequenos”, contou.

Entre junho e dezembro, foram realizadas sete reuniões com mulheres, onde foram desenvolvidas atividades com

Luciana Malini faz palestra sobre Direitos da Mulher e Lei Maria da Penha. Foto: Reprodução-Arquivo Pessoal

ginecologista falando sobre saúde da mulher, fisioterapia na saúde da mulher, direitos da mulher, Lei Maria da Penha, alimentação saudável, auto-estima e empoderamento da mulher. 

As reuniões mensais contam com a presença de aproximadamente 60 mulheres. “Para 2017, já estudamos ampliar a rede de atendimentos e debater temas como a saúde bucal, por exemplo. Iniciamos as reuniões com 25 mulheres atendidas. As reuniões acontecem em locais com maior demanda. Este ano, atendemos aos bairros Jardim Bela Vista e Palmeiras, mas já estudamos atender à comunidade de Nova Carapina no ano que vem”, acrescentou Luciana.

A meta é atender prioritariamente famílias em situação de vulnerabilidade social, segundo Luciana. “É priorizar uma oportunidade de contato com uma realidade de mulher e família valorizada e empoderada dos seus direitos, levando informação e orientação, com rodas de conversa que talvez não teriam acesso facilmente. Conquistamos uma parceria com o supermercado da região que nos apoia nas ações de divulgação e ajuda no lanche”, contou.

O projeto conta com sete voluntárias: Luciana Malini, Loanda Borlot, Neuza Aprigio, Magda Benício, Luciene Santos, Fabrícia Aprígio e Fernanda Zamprogno.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás