Categories: Economia

R$ 50 milhões em negócios com feira de metalmecânica

Operário trabalha na empresa Tecnicron, metalmecânica da Serra. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

Na mira dos impactos causados pela redução da produção e exportação de minério de ferro na Vale, em Tubarão, o setor metalmecânico terá entre os próximos dias 6 e 8 de agosto, no Pavilhão de Carapina, sua principal feira no estado: a Mec Show. E a estimativa da organização é de que sejam gerados R$ 50 milhões em contratos nos 12 meses posteriores à feira, fruto dos relacionamentos criados no evento.

E muitos desses negócios devem acontecer na Serra. É que até à tarde de quinta-feira (13), dos 111 expositores confirmados no evento, 31 são do município. As informações são do site da Mec Show. A organizadora do evento, a Milanez e Milanezi, destaca que esta é a 12 ª edição do evento, na qual está prevista a participação de 150 empresas dos setores de siderurgia, automação, energia, mineração, celulose e petróleo e gás. São esperados 13 mil visitantes, mesmo número registrado na edição do ano passado.

Integrada a essa exposição, acontece a Feira da Conferência da Indústria de Petróleo e Gás – a Espírito Santo OIL&GAS – com conferências, palestras e rodadas de negócios.

A Mec Show 2019 acontece de 6 a 8 de agosto, no Centro de Eventos Carapina, das 15h às 21h (com acesso até às 20h). A participação é gratuita, mas voltada a profissionais e estudantes do setor, mediante credenciamento online. Para estudantes, a visitação será aberta somente no dia 8, das 16h às 18h.

Paralelo a esse evento, acontece também a Expo Construções, feira da construção do Espírito Santo. São esperadas 90 empresas entre fornecedoras de produtos e serviços da construção civil, como cimento, plástico, tintas, gás encanado, móveis, rochas ornamentais, entre outros.

Até a última quinta (13), 84 empresas haviam confirmado presença, sendo 20 delas da Serra. A Expo Construções também é gratuita e voltada a profissionais e estudantes do setor, que devem fazer o credenciamento online no site da feira. O horário e local são os mesmo da Mec Show.

Quase 40% dos empregos nos setores na Serra

Em 2018, o então coordenador do evento e presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Durval Vieira de Freitas, apontou ao TEMPO NOVO a importância dos setores Metal Mecânico e Petróleo e Gás no estado e na Serra.

Informou que os dois setores geram cerca de 25 mil empregos diretos no estado e 38% deles estão na Serra, considerando grandes, médias e pequenas empresas.

Destacou, ainda, que só na cidade há 129 empresas que prestam serviços diretos à Vale, ArcelorMittal e à Petrobrás, e que estas somam 3,8 mil postos de trabalho.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

6 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

8 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

13 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás