Categories: Divirta-se na Serra

Quinta tem encontro para debater a história da Serra em Laranjeiras

João Luiz é historiador e mora na Serra. Foto: Divulgação

O engenheiro, advogado, escritor, poeta, historiador e amante do município da Serra, João Luiz Castello Lopes Ribeiro é o próximo convidado do projeto “Memórias da Serra” a ser realizado nesta quinta (14), às 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras. Ele irá contribuir para o projeto ao contar a história da Família Castello Ribeiro, em especial de Judith Leão Castello Ribeiro.

Dono de uma vasta experiência em administração pública, Castello é atuante em vários setores e já foi secretário da Prefeitura da Serra em várias pastas, como: secretário municipal de Obras, de Planejamento Urbano, de Desenvolvimento Econômico; além de vereador e candidato a vice-prefeito da Serra nas eleições de 1996. Porém, nunca deixou de lado o seu encanto e sua curiosidade por estudar, pesquisar e apurar informações sobre a história do município e a história das famílias Leão, Castello, Lopes e Ribeiro.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, durante a extensa prática de pesquisa, o lado escritor e historiador de João Luiz se desenvolveu e o impulsionou a fundar, há 25 anos, a Academia de Letras e Artes do Município da Serra em que hoje é membro e presidente. Ao longo de sua história, João Luiz escreveu sete livros, sendo eles: “A História do Legislativo Serra – Palácio Judith Leão Castello Ribeiro”, “Momentos Meus (Poesias)”, “Opinião (Artigos)”, “Patronos da Academia de Letras de Artes da Serra. Biografias” e os inéditos com temas históricos: “Tributo a Caraípe”, “Os Barbosa Leão” e “Independência do Brasil. Palco de Guerra na Bahia”.

“Memórias da Serra”

O projeto “Memórias da Serra” é uma série de 10 encontros com nomes importantes que contribuíram para a construção da história da cidade. O evento é gratuito e oferecido pelo Ministério da Cultura, a Vale e a COES – Cia de Ópera do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, patrocínio da Vale e  ArcelorMittal, e apoio do Grupo Serra Grande.

O balanço final deste ciclo de encontros resultará no lançamento de um livro de histórias contadas para serem eternizadas e servirem como inspiração de vida para que outras pessoas não desistam de seus objetivos e sonhos. Os encontros serão mensais. A cada mês, uma nova palestra. Outros nomes estão em estudo, a serem convidados para o “Memórias da Serra”.

 

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

19 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

20 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás