Categories: O Nó da Gravata

Queremos ficar

O grupo de vereadores de oposição ao prefeito Audifax Barcelos (Rede) continua se articulando para seguir no comando da Câmara da Serra. Alguns parlamentares de desagrado do prefeito, já aparecem como nomes em potencial para a cabeça de chapa. Entre eles a atual presidente, Neidia Maura (PSD); o novato Fábio Duarte (PDT); e Basílio da Saúde (Pros).

Calo de Audifax

Basílio tem seu nome em franca ascensão, e é uma aposta de muitos opositores de Audifax, até mesmo fora da Câmara. Homem forte do núcleo do deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), Basílio já tem experiência em fazer oposição à Audifax. Nesta atual gestão da Mesa, ele ficou com a frente da comissão de Justiça da Câmara e deu muita dor de cabeça ao prefeito Audifax.

Briga até na Federação

Falando em confronto ‘eterno’ entre membros ligados a Vidigal e Audifax, outro palco de luta tem sido a Federação das Associações de Moradores da Serra – FAMS, entidade que faz a interlocução com 126 associações comunitárias e pode ser uma pedra pontiaguda no calçado da Prefeitura. Depois da eleição da Federação ir parar na Justiça, após as chapas dos aliados de Vidigal e Audifax ficarem empatadas, vários líderes populares tem defendido a convocação de novas eleições. Inclusive já tem até decisão judicial determinando novo pleito, mas o imbróglio permanece.

Novela serrana

A Executiva da FAMS se reuniu nesta semana para marcar as novas eleições. Mas nada foi decido, faltou quórum. Lideranças da chapa de aliados de Audifax acusam membros da chapa dos aliados de Vidigal de boicotar as reuniões para ganhar tempo. É que o atual presidente Jacinto Sezine estaria querendo renunciar ao mandato, abrindo espaço para a vice e vidigalista de carteirinha, Marilene Gomes (PDT) assumir a entidade. Já o pessoal da chapa ligada a Vidigal entende que são os vencedores da eleição. Argumentam que a idade é critério de desempate, pois o cabeça de chapa do grupo é mais velho do que o líder da chapa dos apoiadores de Audifax, apesar da Justiça ter derrubado esse argumento.

O mediador

E quem tenta fazer o papel de mediador da paz na Serra é o governador Paulo Hartung (PMDB). Na quarta-feira passada (16), houve uma reunião entre Hartung e Audifax. O próprio prefeito admitiu que o governador pediu a ele um esforço para selar a paz com Vidigal. Já na sexta-feira passada (18), foi a vez de Hartung ter a mesma conversa com o deputado federal e ex-prefeito da cidade.

Piada sem graça

Apesar de publicamente tanto Audifax quando Vidigal falarem na possibilidade de reconciliação, nos bastidores políticos essa conversa é motivo de piada. Basta olhar a exaltada disputa que envolve Mesa Diretora da Câmara e Comando da FAMS, que viraram verdadeiros cabos de guerra entre lideranças do núcleo de Audifax e Vidigal. Pelo jeito a polarização na cidade está longe de acabar.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás