Categories: Política

“Quem sentar no Palácio precisará trabalhar em parceria com a juventude”

Jiberlândio é primeiro secretário do Conselho da Juventude. Foto: Arquivo TN

Conceição Nascimento

Pré-vestibular comunitário e Universidade Estadual. São estes alguns dos 13 itens estabelecidos pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) que produziu um documento intitulado Pacto pela Juventude Capixaba 2018. O objeto é criar eixos de atuação visando políticas públicas ligadas aos jovens. O documento será apresentado aos seis candidatos ao Governo do ES para que assinem e se comprometam a executar as ações, caso se elejam.

As propostas foram finalizadas essa semana. Quem explica é o serrano e secretário-geral do Cejuve, Jiberlândio Sahad.

“São propostas amplas, mas também há itens objetivos, como construir nossa Universidade Estadual. Resumidamente queremos criar políticas de qualificação profissional e inserção do jovem no mercado de trabalho; Combater à discriminação e violência contra os grupos juvenis negros, LGBT, deficientes e mulheres;  Criar o Fundo Estadual da Juventude, garantindo a autonomia na execução da política pública;  Garantir o financiamento de cursos pré-vestibular comunitário. Comprometer-se sobre a criação da Universidade Estadual Pública, entre outros”, explica Sahad.

Jiberlândio explica que a Serra deve ser a cidade mais beneficiada com a proposta, uma vez que detém o maior grupo de jovens.

“A Serra será diretamente impactada, uma vez que é a cidade com o maior número de jovens negros no ES. Muitos em situação de vulnerabilidade, que precisam de oportunidade. Então é visando isso vamos estabelecer esse pacto com o próximo governador. Quem sentar na cadeira do Palácio precisará trabalhar em parceria com a juventude”.A previsão é que o documento seja assinado por todos os candidatos até 1º de outubro.

“A candidata Jackeline Rocha (PT) assinou o documento nesta quarta-feira (19). Casagrande se reúne com a gente no sábado (22), a expectativa é de que assine também. Será no comitê central, em Vitória. Ainda estamos aguardando uma posição dos outros candidatos”, finalizou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

4 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

6 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

7 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

8 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

8 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

8 horas atrás