Categories: Mestre Álvaro

Quem não tem lado não tem fundo

Por Gilson Gomes Filho

A política, em um de seus conceitos, seria a habilidade de relacionar-se com os outros, a fim de obter resultados desejados. Talvez, uma arte de negociação para compatibilização de interesses em jogo.

O enfrentamento é natural na política e, aliás, na própria vida, na própria sociedade e não há nada de ruim nisto, desde que as opiniões, embora divergentes, almejem um benefício coletivo, uma vez que a política pressupõe um agrupamento social em favor de interesses, presumidamente, da maioria.

Buscar a conciliação tem sua importância, entretanto, não pode ter o condão de desmerecer ou se sobrepor aos valentes, até porque o valente é aquele que luta, que tem coragem e que não receia o perigo.

Oras, no mundo da política, como qualquer outro em que as disputas são inerentes, não há nada de errado em ser uma pessoa de luta, até porque os conciliadores podem, no uso de suas habilidades, querer evitar, justamente, os enfrentamentos em nome de seus interesses pessoais, portanto, nada públicos.

O desencanto com os representantes no país atingiu índices que beiram 90%, isto é, os eleitores não se sentem representados pelos políticos, mesmo os que neles votaram e é aí que entra o papel de liderança para que a sociedade sinta-se guiada por um líder, ainda que relembre um gladiador.

Os avanços da humanidade foram conquistados com muita luta possivelmente em alguns pontos, pela falta de diálogo. Reconhece-se, é verdade, a importância da conciliação como método alternativo de solução de controvérsias que explora maior participação dos interessados.

A conciliação, por sua vez, não pode ser usada para fins estritamente particulares no campo da política. As ações políticas, em determinados momentos, pedem atitudes enérgicas, embora não seja incomum na história recente haver bem sucedidos articuladores de bastidor.

A crise atual, no entanto, é de representatividade, de posicionamento, de firmeza e nunca se tornou tão atual o velho ditado, quem não tem lado não tem fundo. Quem não se posiciona, não passa a confiança necessária à sociedade com seu papel de liderança.

Gilson Gomes Filho, Advogado e Presidente da Câmara Municipal de Laranja da Terra

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás