Notícias

Quem é o Candidato de Renato Casagrande à Prefeitura da Serra?

Autor: Ronaldo Cassundé

Coluna Falação!

Bruno Lamas, Amaro Neto ou Alexandre Xambinho: Quem é o Candidato do Governador Renato Casagrande à Prefeitura da Serra?

Já virou rotina! Todos os dias alguém me pergunta: “E aí, quem será o candidato do prefeito?”

Costumo responder: “depende, quem é o candidato do governador?”

O Palácio Anchieta sempre exerceu grande influência nas disputadas eleitorais dos municípios. Particularmente, na Grande Vitória. Não havendo o menor motivo para se acreditar que será diferente em 2020.

A lógica é a mesma que no passado ficou conhecida como “geopolítica das candidaturas”. Na prática, trata-se de lotear o poder entre as forças políticas mais expressivas dispostas a participarem do acordo.

O jogo é ditado por representantes dos seguintes polos de poder: Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeituras da Grande Vitória e Governo Federal.

Minha primeira opção é observar o tabuleiro da capital. Por lá, o falatório é de que a aliança entre o governador Renato Casagrande e o prefeito Luciano Rezende continua intacta.

Isso significa que a máquina governista tende a jogar peso na candidatura do deputado Fabrício Gandini (Cidadania/Antigo PPS) na disputa pela Prefeitura de Vitória. Essa aliança já cristalizada na capital joga luz sobre possíveis cenários da sucessão serrana:

(1) Ao abrir mão de disputar a eleição de Vitória com alguém do PSB, a tendência é que o governador invista em nomes do seu partido noutros municípios importantes. Na Serra, em tese, o deputado estadual Bruno Lamas é o mais beneficiado.

(2) O governador pode dobrar as apostas em Vitória, garantindo vantagens extras para o seu candidato (Gandini). Uma jogada de alto impacto é convencer o deputado federal Amaro Neto a ser candidato na Serra.

Isso deixaria o campo da oposição na capital liberado para a candidatura a prefeito do ex-deputado federal Carlos Manato, com a chancela do Governo Federal.

Na Serra, há quem vislumbre uma chapa encabeçada pelo apresentador de TV, com apoio dos principais medalhões do município: Vidigal e Audifax. Seria uma trégua, na qual um abriria mão de concorrer e o outro de jogar o peso da máquina num sucessor “puro sangue”. Ambos participariam da composição de um eventual Governo Amaro.

(3) Mediante entendimento com o deputado estadual Erick Musso (Republicanos/antigo PRB), Presidente da Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande pode apoiar a candidatura do deputado estadual Alexandre Xambinho para Prefeito da Serra. Enquanto o deputado estadual Bruno Lamas seria contemplado na sucessão da mesa diretora da Assembleia Legislativa

O prefeito Audifax dificilmente soltará a mão do deputado Alexandre Xambinho, seu discípulo mais bem sucedido, caso a candidatura a Prefeito do jovem parlamentar serrano tenha a benção do governador!

Burburinho

– O prefeito Audifax demonstra não ter pressa para definir seu candidato a prefeito. Por enquanto, ele continua estimulando o surgimento de pré-candidaturas com pouco entusiasmo, que entram no jogo como “balões de ensaio”.

– Sobre a sucessão municipal, o veterano ex-vereador Luiz Pimentel, presidente municipal do Cidadania, tem uma convicção: o Partido não fechará com candidato de oposição ao Governo Casagrande.

– Atual dirigente do Republicanos, Flávio Serri demostrou força política na Internet após ser absolvido em processo judicial. Seu vídeo de agradecimento pela solidariedade dos amigos obteve uma enxurrada de curtidas e declarações de apoio.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

13 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

14 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

14 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

14 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

15 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

15 horas atrás