Categories: Notícias

Queimado pode ser tombado como patrimônio histórico nacional

 

Quando for revitalizada as ruínas devem ficar como o projeto divulgado pelo município. Foto: Divulgação

O sítio histórico do Queimado, palco de uma das maiores revoltas de escravos do Brasil, a Insurreição do Queimado poderá ser tombado como patrimônio histórico nacional. A proposta foi divulgada no último dia 31 quando representantes do governo Federal, Estadual e Municipal estiveram visitando as ruínas.

Estiveram presentes o secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, Erivaldo Oliveira da Silva, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, além do prefeito Audifax Barcelos e gestores de Promoção da Igualdade Racial representantes do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Juventude/ Segov-PR, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Secretaria de Assuntos Federativos/Segov, entre outros.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lourência Riani, conta que o Queimado é uma prioridade para o Governo Audifax em 2018. “Em 2015 nós apresentamos o projeto de revitalização das ruínas em Brasília, junto a ministros, Fundação Palmares e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ao mesmo tempo solicitamos o tombamento nacional do Sítio Histórico do Queimado. A partir deste momento o Iphan faz projetos para dois estudos. Um deles é o estudo e a prospecção arqueológica no sítio histórico, este será realizado e assumido pelo município e deve custar cerca de R$ 130 mil. A revitalização só pode ser feita depois deste estudo. Temos tido reuniões sistemáticas com Iphan que vem nos orientando e já estamos em processo licitatório para este estudo”, destaca.

Autoridades durante visita ao sítio histórico no último dia 31. Foto: Divulgação

Lourência disse também que a maior preocupação da Prefeitura da Serra são as ruínas. “O estudo que estamos fazendo em cima deste projeto de revitalização é separar, fazer por etapa, a primeira é separar o que é obra e o que necessita para manter erguidas as ruínas. O entorno e sua envolta pode ser numa segunda e numa terceira etapa. O que nós temos que fazer é a manutenção das ruínas para elas não caírem”.

A cargo do Iphan ficará o estudo INRC (Inventário Nacional de Referência Nacional) que será bancado pela Fundação Palmares que deve custar R$ 150 mil. “Ao final deste inventário é que se toma a decisão de dar o tombamento nacional ou o registro histórico nacional”.

Seminário

Neste final de semana acontece o Seminário Queimado que irá tratar das perspectivas da legalidade territorial e do projeto arqueológico de restauração e de revitalização das ruínas.

O evento será na sexta-feira (23) a partir das 18h30 e no sábado (24) das 8h30 às 18h30 na  paróquia São José Operário, em Carapina (ao lado do colégio Rômulo Castelo). A realização é do Fórum Chico Prego.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

8 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

14 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

15 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás