Categories: Notícias

Que falatório é esse na política serrana?

Eu tive meus primeiros contatos com o ativismo social no final da minha adolescência. Na transição das décadas de 1980 e 1990.

Não demorou muito para que eu adentrasse o universo caraterístico da política, marcado por seu vocabulário repleto de termos estranhos ao “menino” recém-iniciado: “questão de ordem”, “ratificação”, “adendo”, “encaminhamento” etc.

Em certos momentos, cheguei a pensar que havia uma provação ácida ou mesmo um xingamento, quando, na verdade, a expressão usada era aceita com naturalidade no ambiente, sobretudo no meio partidário.

Por exemplo, certa vez, durante o seu discurso, um companheiro disse que discordava da “falação” de quem o antecedeu. Pensei: “Poxa, falação é coisa de gente destrambelhada, que fala pelos cotovelos. Isso vai acabar em confusão”.

Que nada, aquilo era só mais um jargão e tudo transcorreu pacificamente.

Um bom tempo depois, quando eu já era dirigente do DCE da UFES e havia incorporado o uso da expressão ao meu vocabulário, disse durante um debate acalorado em sala de aula: “Professora, eu discordo da sua falação!”.

Foi o suficiente para que alguns da turma soltassem aquele: “Viiixe… pegou pesado!”. Depois, meus colegas disseram que eu havia chamado a professora de “falastrona”. O que não era verdade!

É claro que na aula seguinte pedi desculpas e expliquei o sentido da palavra na minha vida carregada de ativismo político.

Já deu para entender o quanto essa palavra ficou marcada na minha trajetória. Agora, vamos ao dicionário. Falação é sinônimo de “discurso”, “fala” ou “alocução”, mas também de “falatório” ede “ruído produzido por muitas vozes”.

Pois bem… Neste espaço editorial que tenho a honra de inaugurar no jornal TEMPO NOVO, farei uso de toda essa rica e controversa carga de significados do termo “falação”, que nomeia a coluna.

Por aqui, vou cotejar a conjuntura, traçar cenários, analisar pesquisas, repercutir entrevistas de bastidores e ecoar as falações de todos aqueles que se dedicam à construção da democracia e do sentido republicano em nossa cidade!

Aguardem, pois vem muito falatório por aí…

BURBURINHO 

– Há uma avenida aberta para a pré-candidatura a prefeito do deputado Alexandre Xambinho (REDE). Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, ele é visto como a “cara nova” em ascensão na Serra.

– O destino do ex-prefeito Sérgio Vidigal,em 2020, depende de um arranjo amigável com o governador Renato Casagrande. Mas segundo dirigentes do PSB, o “italiano” vai mesmo apostar no secretário Bruno Lamas.

– Está todo mundo de olho na entrada em cena do médico Gustavo Peixoto (PROS).Membro de uma família peso-pesado na história da Serra, eletem um discurso forte em torno da medicina inovadora.

Ronaldo Cassundé é Publicitário e Consultor Político.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

16 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás