Categories: Notícias

Quase 500 adolescentes entre 10 e 14 anos viraram mães em 2014

Os números são da Secretaria de Saúde do Estado e os bebês nasceram no Sistema Único de Saúde e em unidades particulares.

Só o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves registrou em 2014, 432 partos realizados na faixa etária entre 11 a 19 anos. Foto: Divulgação Secom/ES

Quatrocentos e setenta e quatro partos. Este foi o número registrado no Espírito Santo de partos em adolescentes com idade entre 10 e 14 anos em 2014 no Sistema Único de Saúde (SUS) e em unidades particulares.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves registrou em 2014, 432 partos realizados na faixa etária entre 11 a 19 anos. Até fevereiro de 2015 já foram feitos 91 partos desse mesmo público.

Já no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), foram realizados 60 partos de pacientes menores de 18 anos em 2014.

Preocupado com estes números a Secretaria de Saúde do Estado alerta para alguns riscos da gravidez na adolescência.

São diversos fatores que implicam na intervenção e debate acerca do assunto. Alguns deles são a propensão de riscos na gestação devido a falta de preparo do corpo de uma adolescente, além de comprometer o desenvolvimento social das jovens mães.

A adolescente não tem maturidade do sistema reprodutor. Em geral, os riscos de uma gravidez na adolescência são o abortamento espontâneo, o parto prematuro e o desenvolvimento de hipertensão arterial. O grupo mais propenso a esse risco está na faixa etária de 11 a 15 anos.

No Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, foram realizados no ano passado, 1.653 atendimentos de urgência com pacientes entre 11 e 19 anos. Já neste ano, o número chega a 364 até o mês de fevereiro.

Engravidou? Faça o pré-natal

O pré-natal é um procedimento realizado para manter a saúde materno-infantil. Como as adolescentes já estão pré-dispostas a um risco maior na gravidez, é necessário fazer adequadamente o pré-natal. A única diferença entre o pré-natal de uma adolescente e de uma mulher adulta é a periodicidade das consultas, que deve ocorrer em um tempo menor. Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente alguma patologia que possa surgir.

O pré-natal é disponível em todas as unidades de saúde. Caso seja diagnosticada uma patologia maior, a adolescente é encaminhada a um ambulatório de gravidez de alto risco dos centros de referência de especialidade municipais.

Além do pré-natal, a gestante adolescente precisa passar por consultas regulares, atividades educativas, conhecer o local do parto, ter o direito de acompanhante, além do leito e garantia de que aquele local seja adequado para o parto.

Educação sexual em escolas para minimizar números

Uma das ações para tentar evitar a gravidez na adolescência é feita por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde (MS) que trabalha nas escolas os temas saúde sexual, reprodutiva e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HIV e Aids. O objetivo é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação.

Com essas ações espera-se contribuir para a redução da infecção por DSTs e Aids, da incidência da gravidez não planejada e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na população adolescente e jovem.

Para também promover a educação e saúde de forma preventiva o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza o projeto Jayme Itinerante em escolas e organizações. Dentre os temas do projeto está a discussão sobre a gravidez na adolescência.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

9 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

11 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

16 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

17 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

18 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

19 horas atrás