Categories: Notícias

Quarentena | Dicas para brincar e estudar em casa com as crianças

Angelo Rafael com a filha Ana Luiza: fazer bolo e outras delícias ajudam a passar o tempo. Foto: Ana Paula Bonelli

Muitos pais e mães vão ter que usar a criatividade para equilibrar seus afazeres e manter seus filhos entretidos em casa durante o tempo em que as aulas estão suspensas, por causa do novo coronavírus (Covid-19).

A Prefeitura da Serra está com suas escolas e creches fechadas, para evitar aglomerações, seguindo as recomendações das autoridades. Mas, com boas ideias e criatividade, esse período de reclusão pode se tornar menos estressante para todos.

Algumas dicas são brincadeiras como pintura com tinta guache em papel ou tela, caça ao tesouro (a brincadeira fica mais interessante se tiver um tempo determinado para cumprir a tarefa), contação e invenção de histórias, mestre-cuca(vá para a cozinha e deixe a criança te ajudar a mexer na massa e colocar os ingredientes na travessa), boca de palhaço (arrume uma caixa de papelão e a decore do jeito que o pequeno preferir), brincadeiras com bola no quintal, bolinha de papel para acertar um alvo, bambolê, desenhar sobre os versos de um poema,  pique-esconde, mímica, estátua e brincadeirade bexiga com água no quintal.

+ Coronavírus | Pais usam criatividade para entreter crianças que estão de recesso na escola

Outra dica é a escolinha, onde as crianças podem revisar os conteúdos de aula já dados, refazer exercícios e anotar dúvidas, se tiverem.

“É muito importante que os pais tenham a consciência de que isolamento não significa férias”, ressaltou a subsecretária pedagógica da Secretaria de Educação da Serra, Elizângela Fraga.

“Aglomerações devem ser evitadas, por isso, converse com seu filho e explique a situação. Mostre para ele que é possível se divertir dentro de casa, pois frequentar espaços comuns fechados ou cheios de gente, como parquinhos, praias e lan houses, pode ser tão arriscado quanto continuar indo para a escola”, destacou a pedagoga e subsecretária.

Elizângela lembrou que esta é uma situação passageira e que as coisas voltarão ao normal daqui a algum tempo. “Por isso, é importante que toda comunidade escolar tenha paciência e faça um esforço conjunto para o bem da comunidade. Vamos todos vencer esse vírus”.

– Brincadeira de bexiga com água no quintal

– Escolinha: brincando de escolinha, as crianças podem revisar os conteúdos de aul

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

9 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

11 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

16 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

17 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

18 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

19 horas atrás