Categories: Divirta-se na Serra

Quarenta horas de filmes capixabas até domingo em Vitória

O ator Thiago Lacerda está em Pra sempre teu, de Caio F. de Abreu, um dos longas convidados para a mostra. Foto: Divulgação

Começa amanhã (09) e vai até o domingo (14) uma verdadeira maratona de cinema produzido no Espírito Santo.

Com entrada gratuita a X Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória terá uma programação extensa e recheada de mostras de filmes inéditos, obras de acervo e produções convidadas. Ao todo, serão exibidos mais de 80 filmes que totalizam cerca de 40 horas de projeção.

As atividades da Mostra vão acontecer em espaços culturais de Vitória: o Cineclube Metrópolis/Ufes, o Centro Cultural Sesc Glória, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e o Corredor Criativo Nestor Gomes.

Completando uma década de existência, a Mostra Produção Independente se consolida enquanto importante janela para a difusão e a valorização do audiovisual capixaba e também por promover a inserção do Espírito Santo nas principais discussões nacionais sobre o setor. Com a proposta de refletir sobre a importância da preservação da memória cinematográfica e do cinema de arquivo, o evento contará com “Mostra competitiva de curtas locais”, “Mostra de longas convidados”, “2ª Mostra obras raras do audiovisual capixaba”, além de atividades de formação, os lançamentos da 5ª edição da revista “Catálogo milímetros” e do DVD  “Coletânea da mostra”, e exposição de stills e storyboards.

Um panorama da recente produção audiovisual local, a Mostra Competitiva apresentará 22 curta-metragens de diversos gêneros (ficção, documentário, animação, videoclipe, videoarte e experimental), a maioria deles produzidos entre 2014 e 2015.

As sessões dessa mostra vão acontecer no Cineclube Metrópolis, entre os dias 9 e 12 de junho, às 19h30, e com reapresentação no dia seguinte na “Sessão reprise”, às 18 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

Cinco filmes de fora do Espírito Santo fazem parte da “Mostra longas convidados”, cujas sessões serão realizadas entre os dias 10 e 14 de junho.

Fazem parte da Mostra os longas convidados: “Sabotage: o maestro do Canão”, de Ivan 13P; “Ressurgentes: um filme de ação direta”, de Dácia Ibiapina; “Retratos de identificação”, de Anita Leandro; “Pra sempre teu, Caio F. de Abreu”, de Candé Salles e “Militares da democracia: os militares que disseram não”, de Silvio Tendler.

O evento também terá Obras Raras  e lançamentos de filmes como “filmeBalão”, de Marcos Valério Guimarães,  e “Porto do Cachoeiro”, de Fernando Pratti.

Além disso, o evento terá também atividades de formação.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Oficina do Conhecimento comemora um ano com atividades gratuitas para mães e filhos

No dia 25 de maio, a Oficina do Conhecimento, em Barcelona, vai comemorar seu primeiro ano de funcionamento e quebra…

10 horas atrás

Sedu abre 170 vagas de intercâmbio gratuitos no Canadá, Chile e nos EUA

A Secretaria de Educação (Sedu) está ofertando 170 vagas para estudantes fazerem intercâmbio gratuito em três países: Canadá, Estados Unidos…

10 horas atrás

Reunião vai bater o martelo sobre crédito internacional para 3ª via Serra-Vitória nesta quinta

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Sergio Vidigal, juntamente com representantes da União e do Banco dos BRICS, deverá finalizar as…

11 horas atrás

Feinbares e Salão Sabores levam aulas-show com chefs renomados à Serra

A Feinbares, feira de negócios para bares, restaurantes e similares, que está no mercado para divulgar novidades e soluções para…

11 horas atrás