Qualidade do pão francês na mira de sindicato

Compartilhe:
O Sindipães comprou pães durante a semana em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Foto: Divulgação
O Sindipães comprou pães durante a semana em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Foto: Divulgação
O Sindipães comprou pães durante a semana em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Foto: Divulgação

Quarta-feira (24) o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) apresentará uma avaliação da qualidade do pão francês de 50 padarias da Grande Vitória.

O Seminário da Qualidade do Pão Tipo Francês será na sede do Sindicato, em Vila Velha. O evento tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento das empresas locais de panificação, mostrando as caraterísticas dos produtos vendidos e como uma melhoria na qualidade do pão pode alavancar as vendas.

Durante o seminário será apresentando o resultado de um diagnóstico realizado em 50 padarias de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, que avaliou as características do pão francês de acordo com a norma técnica da ABNT que determina diretrizes para avaliação da qualidade e classificação do pão francês. O diagnóstico foi realizado pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para chegar ao resultado foram avaliados 13 quesitos, entre eles a crosta, o miolo, a aparência, o aroma, o sabor, a capacidade de resiliência e a textura. Durante uma semana, o pão foi comprado pela manhã e a tarde e levado para avaliação de engenheiros de alimentos. As amostras receberam notas de 0 a 10 para cada quesito, observando as faltas leves e graves, conforme previsto na norma. Ao final, foi realizado um laudo personalizado para cada padaria pesquisada e uma explicação do resultado.

As padarias participantes irão receber o laudo técnico com todas as avaliações realizadas pela equipe julgadora. As empresas que alcançarem níveis de excelência, ou seja, uma avaliação acima de 90 pontos, serão contempladas com um certificado de qualidade.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também