Categories: Arquivo

Psiquiatra diz que informação é importante para prevenir suicídio

Depressão, transtornos mentais e psicológicos são fatores de risco, mas há casos em que problemas sérios, como os financeiros, familiares ou afetivos também podem ser a razão para a decisão. Foto: Agência Brasil

A cada 35 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada hora. Os dados são da Associação Brasileira de Psiquiatria. Não é realmente incomum sabermos de casos de pessoas que se jogaram da Terceira Ponte ou mesmo que se mataram usando arma, remédios e outros meios. Mas por que ainda se fala tão pouco sobre um problema social e de saúde pública tão grave? Ainda há muito tabu sobre o tema, não há dúvida, e não é um assunto tão simples de ser tratado.

A psiquiatra da Unimed Vitória Andrea Arlotta destaca que a informação é muito importante para que se possa prevenir o suicídio. “Claro que é preciso cuidado ao abordar o tema, mas não há prevenção se não falarmos do assunto, não pode ficar velado”, analisa a médica.

Ela explica que vários fatores podem levar alguém ao ato extremo de atentar contra a própria vida. Geralmente, a depressão e/ou outros transtornos mentais (ou uma associação de problemas psicológicos) são fatores de risco, mas há casos em que problemas sérios, sejam financeiros, familiares ou afetivos, a dificuldade de lidar com eles e a falta de solução podem também ser a razão para essa decisão.

“A depressão é uma das causas mais comuns, mas não necessariamente o suicida tinha essa doença. O suicídio pode acontecer a partir de uma tristeza profunda gerada por uma situação específica”, explica a psiquiatra.

É importante que o assunto não fique escondido. É importante trazer as reflexões sobre o suicídio à tona. “Vamos falar sobre o tema para diminuir os preconceitos e julgamentos superficiais. Para isso, é preciso esclarecer. Não cabe a ninguém culpar ou julgar uma pessoa deprimida, em iminência de cometer o suicídio. Precisamos estimular a empatia, fazer a sociedade comprar essa causa para que possa ajudar na prevenção. Às vezes, por falta de informação, deixa-se de auxiliar alguém que está ali bem próximo precisando de um apoio”, diz Andrea.

Daí, tão fundamental quanto informar, é conscientizar sobre quais sinais indicam que a pessoa pode ser uma suicida em potencial,  como se deve abordá-la e o que fazer para ajudar antes que chegue a esse ato extremo. “A pessoa que pensa em se matar está desesperada, não aguenta mais sofrer, quer dar fim à dor, e não à vida, mas acaba vendo no suicídio o único caminho para isso. Se deixamos de falar, se nos calamos diante do tema, deixamos também de ajudar muita gente que fica isolada em seu sofrimento”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás