Categories: Política

PSB e PPS vão virar um único partido

Presidente estadual do PSB e deputado federal Paulo Foletto disse que a fusão deve ficar pronta em 45 dias. Foto: Arquivo/TN

Por Conceição Nascimento

O flerte teve início em 2014, mas o primeiro passo foi dado na última quarta-feira (29), quando o Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciaram a fusão, por meio de entrevista coletiva concedida pelos presidentes nacionais das siglas, Roberto Freire e Carlos Siqueira, respectivamente.

Caso seja confirmada a fusão, a nova legenda terá 792 mil filiados, quatro governadores, sete senadores, 45 deputados federais, 92 estaduais, 588 prefeitos e 5.831 vereadores, segundo dados dos dois partidos. O nome da nova agremiação ainda não foi definido, mas PSB40 é o que defende o grupo ligado ao PSB.

De acordo com o presidente estadual do PSB, deputado federal Paulo Foletto, o processo de fusão das legendas estará concluído em aproximadamente 45 dias. “Após a realização de encontros regionais e da assembleia nacional, com representantes dos dois partidos, quando será eleita a direção nacional”, disse.

O parlamentar acrescentou que a maioria das lideranças políticas do PSB no Estado está favorável à fusão. “Caminhamos juntos na eleição de Vitória e na disputa pelo Governo do Estado em 2014. A fusão vai resultar em um partido mais forte, que vai contribuir com a política capixaba”, avaliou.

Sobre o nome do novo partido, Foletto explicou que existem sugestões para que seja PSB40 ou PS40. “É uma discussão que ainda não finalizamos”, conta.

Já o presidente municipal do PPS, o ex-vereador João Batista Piol, pondera que é provável que haja divergências entre os filiados, em função do comando do novo partido. “Mas é uma boa proposta, pois o partido ficará mais forte. Entretanto precisamos entender como ficarão os comandos desse partido”, pondera.

No município

Na Serra, o PSB tem a prefeitura, com Audifax Barcelos, um deputado estadual, Bruno Lamas, e o vereador Antônio Boy do INSS. Entretanto, o vereador tem sido oposição ao prefeito do seu partido. Não há políticos com mandato filiados ao PPS no município.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

2 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás