Categories: Notícias

Protestos podem parar Grande Vitória nesta sexta

Professores na Reta do Aeroporto em manifestação, em abril de 2014. Foto: Arquivo TN

Por Clarice Poltronieri

Esta sexta (29) promete ser difícil para os moradores da Grande Vitória. É que sindicatos prometem fechar vias em vários pontos em protesto contra mudanças aprovadas na legislação trabalhista, dentre elas a que amplia a terceirização e cria regras mais rígidas para obter o seguro-desemprego.

Deve engrossar o caldo da manifestação os professores, que farão paralisação nacional nesta sexta.   As manifestações dos professores e dos sindicatos ligados a outras categorias profissionais estão previstas para todo o país.

Na Grande Vitória circula nas redes sociais a informação de que podem haver quatro pontos de bloqueio de vias. Uma delas é na BR-101 em Carapina, Serra. Os outros são na Rodoviária de Vitória, em frente à Assembleia Legislativa e na entrada da Terceira Ponte em Vila Velha.

Na Serra, os professores farão uma manifestação em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rômulo Castello, em Carapina, mas não sabem se vão fechar a via.

“Estamos em estado de greve e decidimos parar as atividades na sexta para apoiar o movimento nacional, além de defender nossa causa. Estamos nos articulando com outros sindicatos para decidirmos como nos manifestar”, explica Gean Carlos Nunes, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).

O coordenador do Fórum Campo/Cidade, Francisco Celso Calmon, conta como a manifestação será em outros pontos. “Teremos uma concentração em frente à Ufes, às 5h, e outra em frente à Assembleia, às 7h. O grupo da Ufes deve seguir até a sede da Petrobras, na Reta da Penha, ou até a Assembleia. Mas isso só será decidido na hora”, afirma.

Transcol e bancos

As assessorias do Sindicato dos Bancários (Sindibancários) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) afirmaram que não vão parar.

A assessoria da Polícia Militar confirmou que a corporação está em alerta para agir em caso de manifestações, mas não adiantou detalhes de como será essa ação. Sobre o acionamento do Batalhão de Choque a assessoria não se pronunciou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

4 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

8 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

9 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

9 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás