Categories: Política

Proposta garante acessibilidade em salas de cinema e teatro

Segundo a proposta, as salas de cinema e teatro deverão ser adaptadas para as pessoas com deficiência auditiva e visual

A proposts se aplica a cinemas e teatros. Foto: Divulgação

Portadores de deficiência auditiva e visual podem ter acesso às atividades culturais em ambientes adaptados às suas necessidades. É o que propõe o Projeto de Lei 936/2019, que dispõe sobre acessibilidade em salas de cinema e teatro. A matéria tramita na Câmara dos Deputados e tem autoria do capixaba Sérgio Vidigal (PDT).

Segundo a proposta, as salas de cinema e teatro deverão ser adaptadas para as pessoas com deficiência auditiva e visualSegundo a proposta, as salas de cinema e teatro deverão ser adaptadas para as pessoas com deficiência auditiva e visual. Assim, deverão ser oferecidos, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

Para tornar mais acessíveis as atividades culturais, esses locais deverão possuir legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e janelas para intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A norma entrará em vigor após um ano da data de sua publicação.

O deputado justifica que muitas pessoas com deficiência auditiva precisam de legendas descritivas para assistir aos filmes, cujas obras disponham de informações sobre trilhas sonoras e a entonação das falas dos personagens, por exemplo.

Limitações semelhantes enfrentam as pessoas com visão reduzida, as quais necessitam de recursos de audiodescrição, com narrações sobre o teor das imagens, para acompanhar as sessões.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

11 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

11 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

12 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

13 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

14 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

15 horas atrás