Categories: Divirta-se na Serra

Projeto social ajuda jovem de Feu Rosa a brilhar em orquestras de São Paulo

Gabriel tem 19 anos e já faz parte do time de músicos remunerados da Orquestra Sinfônica de Tatuí, ligada a uma das maiores escolas da América Latina. Foto: Divulgação

Um ex-aluno de um projeto social em Feu Rosa está seguindo o caminho da música erudita e, aos 19 anos, já toca violino em duas importantes orquestras de São Paulo. Gabriel Alomba Pinto começou a estudar música aos sete anos no projeto Sons da Esperança e, no ano passado, foi para São Paulo, onde hoje é violinista bolsista na Orquestra Sinfônica de Tatuí e na Orquestra Sinfônica de Lins.

Até sábado (3), o jovem está no bairro visitando parentes e amigos e dando um whorkshop para alunos do projeto de onde ele saiu. “Na infância, tive vários sonhos de profissão, mas o projeto pôs a música no meu caminho e ela virou meu sonho. Vi as apresentações da primeira turma do projeto, decidi que queira participar dele e entrei na segunda turma. Então, passei a me dedicar muito”, conta.

Gabriel começou a tocar flauta doce e, depois de um tempo, conheceu a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), onde fez aulas duas vezes por semana. “Na época, tinha 11 anos e estudava cerca de uma hora por dia, além das aulas. Meu pai foi comigo algumas vezes à Fames para me ensinar o caminho e, depois, eu ia só”, detalha.

Quando o projeto onde o menino estudava recebeu novos instrumentos, ele se apaixonou pelo violino. “Queria tocar flauta transversal e violino, mas fui melhor no violino, que sempre achei bonito e elegante) e passei a estudá-lo. Terminei o Ensino Médio, entrei na Fames para o bacharelado (faculdade) e, depois de dois semestres, fiz a prova para o conservatório de Tatuí (SP) e passei. Então, fui para São Paulo”, narra.

Para o jovem, participar do projeto social foi uma grande oportunidade. “Quero ajudar a quebrar o preconceito de que música erudita é para ricos, trazê-la para o conhecimento de todos. Sempre fui eclético e ouvi de tudo, mas fui para São Paulo para tocar os grandes compositores”, conclui.

Para o jornalista e professor de violão do projeto, José Salucci, Gabriel é muito dedicado. “Sempre teve rotina de estudos e correu atrás dos seus objetivos. Hoje ele estuda de 5h às 8h por dia e, aos sábados, viaja duas horas para tocar na outra orquestra. É muito dedicado. Já tocou duas vezes com o maestro José Carlos Martins, uma delas foi no Festival Campos do Jordão”, orgulha-se.

O projeto Sons da Esperança atende alunos da EMEF Feu Rosa desde 2007. A partir de 2020, haverá vagas abertas à comunidade.

 

  

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

6 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

11 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

11 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

12 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás