Política

Projeto quer autorizar o uso de cães em operações da Guarda Municipal

O projeto é do professor Alex Bulhões. Foto: Divulgação

Está sob análise dos vereadores na Câmara Municipal da Serra o Projeto Indicativo nº 75/2021, que autoriza o Município a criar a Unidade K-9 e o Canil da Guarda Municipal. A proposta permite aos agentes terem o suporte de cães treinados em suas operações na cidade.

Segundo o projeto, que tem como autor o vereador Professor Alex Bulhões (PMN), os cães poderão atuar em diversas ações, como operações de busca, captura, resgate e salvamento; apoio à Defesa Civil, em provas oficiais de trabalho e estrutura e na identificação de entorpecentes. Eles também atuarão em outras situações às quais estejam treinados, desde que ligadas à área de segurança pública.

Os cães integrantes do canil se constituirão em patrimônio do Município e por ele devem ser adquiridos. Entretanto, a proposta também prevê que a Prefeitura da Serra realize convênios com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para aquisição desses animais, bem como para treinamento e atendimento veterinário.

Uma comissão examinadora, designada pela Guarda Municipal, deverá ser criada para avaliar e supervisionar as instalações, atividades e o efetivo de cães. Farão parte dessa Comissão, obrigatoriamente e sem acréscimo em seus vencimentos, o comandante da Guarda, o responsável pelo adestramento de cães – que terá formação em cinofilia e adestramento – e um membro da Secretaria Municipal de Saúde ligado ao Centro de Controle de Zoonoses.

Para o autor da proposição, o objetivo é auxiliar o trabalho da Guarda Municipal a fim de dar mais agilidade durante suas operações. “Com a criação do canil e o suporte de cães treinados, os agentes terão um importante aliado em sua missão de oferecer mais segurança para a população no dia a dia”, destaca.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

34 minutos atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

1 hora atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

1 hora atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

2 horas atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

3 horas atrás