Categories: Política

Projeto que torna compulsória a notificação de casos de violência contra mulher, idoso e adolescente é aprovado na Assembleia

A deputada Janete de Sá é a autora do projeto. Foto: Divulgação

Foi aprovado na sessão virtual da Assembleia Legislativa na última segunda-feira, 15, o Projeto de Lei nº 833/2019, que torna obrigatório a notificação compulsória em casos de violência contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes em todos os serviços de saúde e em instituições de ensino e de assistência social, de caráter público, privado ou filantrópico, em todo o território do Estado Espírito Santo.

De acordo com a deputada Janete de Sá (PMN), autora do projeto e Procuradora Especial da Mulher da Ales, o objetivo é ampliar o acesso aos cuidados e proteção às pessoas em situação de violência, não só as mulheres mais também as crianças, os adolescentes e os idosos.

“Com a notificação compulsória vamos conseguir identificar as ocorrência e monitorar os casos de violência notificados, identificar fatores de risco e de proteção associados à ocorrência da violência, definir áreas de maior vulnerabilidade, monitorar os encaminhamentos para a rede de atenção e proteção integral, intervir nos casos, a fim inclusive de prevenir as consequências das violências e encaminhar para a rede de atenção e prevenção, além de construir um banco de dados unificado, articulado, sólido e amparado em um olhar multidisciplinar, facilitando assim a formulação de políticas públicas que trate do problema de forma científica, amparados em dados concretos, com maior chance de assertividade nas tomadas de decisões e elevar o apelo à consciência para a construção de uma cultura da paz”.

O Projeto suplementa as Leis Federais nºs 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e 10.778/2003 (Lei da notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher), regulamentando a notificação compulsória – já estabelecidas por esses instrumentos legais – na Administração Pública do Estado do Espirito Santo.

O projeto agora aguarda a sanção ou não do governador do Estado, Renato Casagrande.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

6 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

11 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás