Categories: Política

Projeto para contratar médicos no município se arrasta na Câmara

Vereadores governistas acusam a atual Mesa Diretora de engavetar o projeto. Foto: Conceição Nascimento

Conceição Nascimento / Yuri Scardini 

Nem mesmo todo clamor popular por melhorias na área de saúde parece sensibilizar a Câmara da Serra para votar projetos de autoria do Poder Executivo. Tramitando há mais de duas semanas, a Prefeitura aguarda a inclusão na pauta de votação do Projeto de Lei 87/2018. Entre as medidas propostas estão à ampliação do número de vagas de médicos, farmacêuticos e outros servidores da Saúde,além de dobrar a gratificação desses profissionais e ampliar a carga horária.

Vereadores da base governistas acusam novamente a atual Mesa Diretora, comandada pelo presidente Rodrigo Caldeira (Rede), de ‘engavetar’ o projeto por conta de disputas políticas.O PL 87/2018 amplia a contratação temporária de 30, para 51vagas de médicos, 22 para farmacêuticos, 60 para técnico em enfermagem e 9 em técnico em radiologia. Quem explica é asubsecretária de Saúde, Cristiane Stem, que disse que o projeto é parte de uma estratégia para diminuir as filas nas UPA’s e dar mais celeridade ao serviço. 

Nossa intenção é ampliar o número de vagas de médicos e outros profissionais para colocar nas unidades de saúde que têm estratégia de saúde da família e atender esses pacientes dentro dos bairros, para eles não precisarem se deslocar até as UPA’s”, explicou Cristiane.

Outra estratégia seria ampliar o número de médicos em horários de pico nas UPA’s, das 17h às 21h.“Essa é nossa segunda alternativa, ai é através de processo seletivo que não entra nesse projeto de lei. Mas isto está dentro de uma estratégia da secretaria”, disse.

Cristiane explica que o projeto prevê dobrar a gratificação em escala especial para os servidores da saúde aos sábados.“Isto é pra montar o ‘sábado saúde’, estamos aumentando os valores de gratificação para colocar as regionais para funcionar todos os sábados. Temos também a ampliação da carga horária. Isso vai dar possibilidade do servidor de 20/30 horas, casoqueira, de trabalhar 40 horas, proporcionalmente aumentar o salário também, isso é bom para o município e para o servidor”, disse.

“É triste ver a Mesa engavetar projetos por conta de política”

Protocolado no dia 04 de maio, o PL sequer tem parecer jurídico preliminar, e segue sem data prevista para votação.De acordo com Basílio da Saúde (Pros), a matéria deve ser votada em função do déficit de profissionais de saúde na rede municipal. “Deve ser votado com mais urgência”, afirmou.

“Estamos a cada dia vendo situações preocupantes, como a chegada do H1N1, com casos no município. Então é importante e urgente para nossa cidade. É triste ver a Mesa engavetar projetos por conta de política”, disse Miguel da Policlínica (PTC).

Segundo o vereador Alexandre Xambinho (Rede) a área da saúde é uma das mais cobradas pela população, que mais carece de investimentos. “Pedimos urgência, mas sabemos que está parado na Casa; foi protocolado no dia 4 de maio”, disse Xambinho.

Já o primeiro secretário da Mesa, Roberto Catirica, disse que a tramitação segue normal. “Ainda não chegou para a secretaria, porque tem as tramitações prévias, como Procuradoria”, disse o primeiro secretário, quando questionado sobre a tramitação do projeto. O presidente Rodrigo Caldeira (Rede) foi procurado, mas não atendeu as ligações da reportagem.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

6 minutos atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

12 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

14 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

19 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

20 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

21 horas atrás