Categories: Política

Projeto obriga documento de vacinação no ato de matrículas em escolas do Estado

O cartão de vacinação será uma das exigências no ato da matrícula. Foto: Divulgação Governo do Estado

De olho no crescente número de crianças que não estão recebendo vacinas, seja por opção ou descuido dos responsáveis, o Governo do Estado encaminhou para análise da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 239/2018, que obriga a apresentação do cartão de vacinação no ato da matrícula, em escolas de ensino primário, fundamental e médio, públicas ou privadas no Espírito Santo. 

Segundo o projeto, a medida deverá ser válida para menores de 18 anos em todo o território capixaba. Na proposta, o Executivo explica que o objetivo é resguardar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, dentre os quais promover a vacinação nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. A iniciativa visa ainda dar efetividade às campanhas de vacinação, além de preservá-las. 

 

O estudante que não tiver a carteira de vacinação atualizada, com informações sobre as vacinas já recebidas, não será impedido de se matricular. Entretanto, serão estabelecidos prazos para a regularização do documento.  E algumas vacinas podem até ser dispensadas, caso haja recomendação médica e um laudo que comprove a dispensa. 

Se o cartão estiver desatualizado, os responsáveis pelo menor terão 30 dias para regularizar. Se isso não ocorrer, o Conselho Tutelar deverá ser acionado.  O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Saúde, Educação e Finanças antes de ir para o Plenário.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

17 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

21 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

21 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

21 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

22 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

22 horas atrás