Categories: Divirta-se na Serra

Projeto social incentiva leitura de literatura capixaba na quarentena

A iniciativa tem auxiliado no processo de aprendizagem dos alunos, neste período em que as escolas estão com as atividades suspensas. Foto: Divulgação

Despertar a memória afetiva e o desenvolvimento intelectual são os objetivos do Programa Ciranda do Saber, em Nova Rosa da Penha II.   Ao longo do mês de julho, os alunos foram estimulados pelo projeto denominado “Julho Cultural”, com a premissa de estimular o interesse de crianças e adolescentes pela leitura, em especial da literatura capixaba e, dessa forma, valorizá-la.

Com o intuito de incentivar e ampliar o conhecimento, mobilizar as famílias e propor reflexões sobre o dia a dia, a iniciativa tem auxiliado no processo de aprendizagem dos alunos, neste período em que as escolas estão com as atividades suspensas. Os livros escolhidos para o projeto são “Todos contra o bullying”, dos autores Eugene Fernandes e Rita Santos, e “O pássaro de fogo”, escrito e ilustrado por Ilvan Filho. Além disso, com a distribuição de kits literários, contendo livros infantis, marca-páginas, lápis e máscaras, o projeto objetiva estimular a proteção da saúde, em tempos da COVID-19.

Eugene Fernandes, um dos autores do livro “Todos contra o bullying”, explica que mais de 190 mil exemplares já foram distribuídos e espera que a narrativa apresente reflexões para formar cidadãos melhores. “A experiência de doar os livros foi muito especial, ela supera a realização pessoal, pois conseguimos ver a alegria dos alunos ao receberem um livro que irá estimulá-los a serem leitores e melhores cidadãos. O maior sonho de qualquer autor é ver seu livro nas mãos de uma criança. Espero que com a leitura da história, eles consigam trabalhar a tolerância no mundo pós-pandemia e aprendam a respeitar as diferenças”, enfatiza o escritor.

Mãe de três alunos que participam ativamente do projeto social, Bianca Cabral, relata que as atividades têm sido muito importantes no período atual. Reforça, sobretudo, que sua filha mais velha, Isabel Cabral, está aprendendo a ler e aproveita os livros para praticar a leitura, já que, está afastada da escola neste momento. “Estamos vivendo esse momento tão difícil, mas confiando que tudo vai passar. Achei muito pertinente a iniciativa do Ciranda do Saber em incentivar as crianças a lerem, elas precisam se concentrar em coisas boas nessas horas”, expõe Bianca.

Sessão cinema com a família e reflexões sobre o momento atual

Com o intuito de contextualizar os alunos nas discussões acerca dos movimentos antirracistas feitos em todo mundo, o projeto social também propôs que as crianças, junto com as suas famílias, assistissem ao filme Duelo de Titãs. Após a sessão cinema, foi proposto que elas apresentassem as suas impressões e relatos do filme por meio de vídeos. Paralelo a essas ações, os alunos também foram convidados a expressar por meio de desenhos, poemas ou textos, como eles se sentem neste período de isolamento social, do que mais sentem falta, quais foram os aprendizados adquiridos e qual será a primeira ação que eles farão quando a pandemia acabar.

Mirela Souto, gestora de comunicação, explica que a Marca Ambiental idealizou o projeto e destaca que essas ações são primordiais para incentivar crianças e adolescentes a saírem do ócio provocado pela quarentena. “Nosso objetivo é mostrar que, mesmo distante da escola, eles podem continuar exercitando a leitura e escrita. Ao entregarmos os kits culturais, além de nos preocuparmos em levar uma literatura de qualidade, também apresentamos alguns métodos para o cuidado com a saúde, como por exemplo, o uso de máscaras. Além disso, essa iniciativa é uma forma de fortalecermos os vínculos com os nossos alunos, para que eles se sintam especiais e confiantes de que em breve estaremos juntos nas aulas presenciais”, ressalta a gestora.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

14 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

21 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás