Meio Ambiente

Projeto e líderes comunitários se unem para ligar imóveis às redes de esgoto na Serra

Morador passando por cima de esgoto em José de Anchieta II. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo

Nesta quinta-feira (16) será lançado o Conexões Comunitárias, projeto com o objetivo de incentivar moradores a ligarem os imóveis às redes de esgoto. Em trabalho conjunto com lideranças comunitárias, ele será realizado em oito bairros da Serra com disponibilidade de redes coletoras, e que, no entanto, possuem mil residências não ligadas aos sistemas. A cerimônia de lançamento terá a presença de líderes comunitários e vereadores.

O Conexões Comunitárias contará com agentes de pesquisa que visitarão moradores dos bairros Castelândia, Feu Rosa, Manguinhos, Ourimar, Portal Jacaraípe, Praia da Baleia, Vila Nova de Colares e o condomínio Boulevard Lagoa. Eles farão a abordagem porta a porta e distribuirão material informativo sobre a importância da conexão dos imóveis aos sistemas de esgotamento sanitário. Os profissionais também realizarão uma pesquisa para a atualização de cadastro da moradia — se ela já está ou não conectada.

Essa ação de conscientização é necessária porque quando o imóvel não está ligado às redes, consequentemente existem as ligações irregulares, as quais causam o despejo incorreto de efluentes e que resultam em danos à população e ao meio ambiente. Enquanto as pessoas ficam à mercê de doenças que são transmitidas pela água contaminada do esgoto, os corpos hídricos se tornam poluídos, algo prejudicial para os seres vivos que habitam esses locais.

O projeto contará com ações de contrapartida social a fim de colaborar com as comunidades. A cada imóvel que for ligado, a liderança comunitária receberá uma cesta básica para doar a uma família de vulnerabilidade social do bairro em que a adesão foi feita.

Despoluição de córregos

A ação também visa a contribuir com a despoluição dos córregos Laripe e Irema, que deságuam em Manguinhos e Jacaraípe, respectivamente. Esses dois corpos hídricos estão localizados próximos aos oito bairros em que as ações de conscientização serão desenvolvidas, e sofrem com o despejo irregular de esgoto que é realizado pelas moradias não conectadas.

PPP Ambiental Serra e Cesan

O Conexões Comunitárias será realizado pela Ambiental Serra, empresa que firmou uma parceria público-privada (PPP) com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) em 2015; juntas, as duas organizações têm o objetivo de ampliar o sistema de esgotamento sanitário da Serra. Durante seis anos de atuação, a PPP fez a cobertura de redes de esgoto no município aumentar de 58% para 90%, tornando a Serra em uma das 60 cidades do Brasil a atingir esse índice, que é superior ao da média nacional, de 50,3%. A meta atual é a universalização da coleta e tratamento de efluentes no município.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

38 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

50 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás