Notícias

Projeto de pré-Enem é único da Serra homenageado por prêmio nacional

O professor Renato Ribeiro foi homenageado pelo trabalho à frente do projeto SER. Foto: Divulgação

O projeto SER – Solidariedade Educação e Responsabilidade Social – idealizado pelo morador de Barcelona, Renato Ribeiro, foi o único homenageado da Serra, pelo prêmio Atitude Cidadã 2021 do Instituto Lixo Zero. No Espírito Santo, outros oito nomes também receberam a condecoração.

A homenagem se deu pela iniciativa do projeto do serrano que oferece educação gratuita e de qualidade para jovens da Serra com cursos de Pré-Enem e Libras adulto e infantil. Além disso, o SER também realizou ações sociais como arrecadação de alimentos para famílias carentes e colocação de totens de álcool em gel em diversos bairros da cidade.

Criado em 2014 por um grupo de professores, o Projeto SER completou seis anos em 2020 e chegou à marca de 3.500 alunos atendidos através de seus cursos, ainda em 2019.

O prêmio Atitude Cidadã 2021 – Grande Vitória ES ocorreu em março e teve como objetivo reconhecer as iniciativas que tornam realidade o conceito Lixo Zero e mostrem o engajamento e comprometimento pela causa, seja ela ambiental, social e econômica.

Ao todo o prêmio foi realizado em 64 cidades do país simultaneamente e no Espírito Santo, Renato, foi o único representante do município da Serra, devido a seu trabalho à frente do projeto Ser.

Segundo o professor Renato, dezenas de alunos que estudaram no projeto foram aprovados em Universidade Federal e em faculdades particulares respeitadas do Estado. “Todos os anos de 30% a 40% dos nossos alunos são aprovados em alguma Universidade ou Faculdades particulares do nosso Estado. Já temos ex-alunos se formando e inclusive dando aula no Projeto SER como voluntários, o que é para nós um grande motivo de orgulho”, completou.

Além do pré-enem, o Projeto SER conta também com o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, adulto, e também o curso de Libras Kids para crianças de 08 a 13 anos.

O Projeto SER funciona na Faculdade Multivix em Colina de Laranjeiras, e para participar, basta ser morador do município da Serra. Vale lembrar que por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades estão suspensas. Não há restrição de idade. Mais informações através do Whatsapp do projeto: 99512-9002.

Segundo o professor Renato, a previsão é que as inscrições para os cursos do projeto SER sejam abertas em junho com as aulas iniciando no mês de julho.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

18 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

20 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

20 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

20 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

23 horas atrás