Categories: Política

Projeto de Lei quer proibir construção de Barragens de rejeitos no ES

Bruno Lamas impedir a construção de barragens de rejeito no Estado. Foto: Reinaldo Carvalho

O rompimento das barragens de rejeitos de minério em Brumadinho e em Mariana (ambos em Minas Gerais), chamou a atenção do Brasil para o risco que este tipo de construção pode trazer. Segundo o Governo do Estado, no ES ainda não existem grandes barragens deste tipo, mas um projeto de lei protocolado ontem na Assembleia Legislativa quer colocar um ponto final nessa possibilidade.

  O PL (nº 25/2019) proíbe que sejam construídas em todo território capixaba barragens de rejeitos de qualquer natureza. O autor é o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que defende a iniciativa. “No ES não existem grandes barragens de rejeitos como em Minas. Mas existem pequenas construções com potencial de tragédia, tais como no setor de Rochas Ornamentais, que podem gerar lama de granito. Exemplo é aquela barragem em Capuba, na Serra, que quase estourou durante as fortes chuvas de 2013 e poderia ter causando uma devastação na região” disse Bruno.

Segundo o projeto, fica proibida a utilização de barragens de rejeitos em todo o Estado do Espírito Santo, a as empresas terão o prazo de um ano, a partir da publicação da lei, para se adequarem a novas técnicas para descarte dos materiais. Para se tornar lei, o PL ainda vai passar pelas comissões da Assembleia e por fim ser apreciado no plenário da Casa. A partir daí caberá ao governador Renato Casagrande (PSB) sancionar ou não a lei.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

15 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

16 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

16 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

17 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

18 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

19 horas atrás