Categories: Política

Projeto de escola da Serra vira referência no Estado

A escola era considerada a mais violenta do Espírito Santo. Tinha problemas de vandalismo, e chegou ao ponto de ser invadida por pessoas que tentaram matar o diretor da época

A diretora da escola, Juliana Rohsner, apresentou os resultados à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação

O projeto “Gestando sonhos, alcançando metas”, desenvolvido na Escola Estadual Jones José Nascimento, virou referência no Estado e foi apresentado em audiência na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12). 

A escola é situada em Central Carapina e enfrentava problemas crônicos de indisciplina, vandalismo, e baixa aprendizagem e estava prestes a ser fechada. A chegada da diretora Juliana Rohsner Vianna marcou o início do projeto, que reverteu a situação. 

“A escola era considerada a mais violenta do Espírito Santo. Tinha problemas de vandalismo, e chegou ao ponto de ser invadida por pessoas que tentaram matar o diretor da época. Havia uma determinação do Ministério Público do Estado para que a escola fosse fechada, e foi nesse contexto que assumi”, explicou a diretora.

Por orientação da diretora, entulhos foram recolhidos, reposicionada a sala da diretoria, salas posicionadas muito próximas às ruas foram retiradas, a escola foi pintada, cartazes com frases e imagens motivacionais foram afixados e até uma nova quadra foi adquirida.

Outras medidas adotadas pela diretora foi o fortalecimento de lideranças democráticas como o grêmio estudantil e o conselho escolar, além da aproximação com projetos sociais desenvolvidos por Organizações não Governamentais (ONG’s).

Os resultados não demoraram em aparecer. Dos 28,6% de alunos abaixo do conhecimento básico em Língua Portuguesa em 2017, ficaram apenas 3,4% em 2018. Já os proficientes passaram de 7,1% para 31%. Em Matemática, 50% tinham resultados abaixo do básico em 2017. No ano seguinte, esse número caiu para menos de 14%.

A escola agora é conhecida como Novo Jones e não é mais palco de vandalismo , violência, evasão ou pichações. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

43 minutos atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

43 minutos atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 hora atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

4 horas atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

5 horas atrás