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Projeto com música embala crianças e promove a cultura serrana em CMEI

‘Cantando e se Encantando com a música’ leva a cultura e o folclore às crianças do CMEI Primeiro Passo. (Fotos: Divulgação)

A música é universal, fala todas as línguas. Não enxerga raça, cor, etnia, fronteira e ainda é uma grande aliada na educação. E é neste último quesito que o som vem fazendo a diferença no CMEI Primeiro Passo, que funciona há 20 anos em Cidade Continental, na Serra.

As crianças da unidade de ensino estão em contato direto com a música por meio do projeto ‘Cantando e se Encantando’, uma forma de levar cultura, arte e folclore local aos pequenos, que têm de 2 a 5 anos de idade. Quem explica sobre essa iniciativa é a diretora Andrea Simone da Conceição.

“A música para o nosso CMEI está num todo. Através dela, trabalhamos todos os nossos conteúdos programáticos. É um projeto diversificado, em que ele tem sua amplitude que proporciona a criança ter um aprendizado muito mais significativo”, relata Andrea, que também ressalta o gosto das crianças pelo ritmo e pelas canções que falam de animais e de folclore. “Então, com esse projeto, temos a possibilidade de estimular a capacidade de desenvolvimento das crianças na construção dos seus conhecimentos, desenvolvendo a afetividade e a sociabilidade”, completa.

Dentro desse projeto, vale destacar a banda de música formada pelas próprias crianças e regida por um dos professores da escola. A banda resgata a cultura do congo e envolve a meninada até na criação dos instrumentos. “Uma das professoras me deu a ideia de confeccionar tambores para apresentar no dia da apresentação cultural. Então fizemos um trabalho com eles na confecção e pintura dos tambores, e como eu já que estava trabalhando com a bandinha com as turmas, eu falei que poderia ensinar o congo”, conta o professor José Ednaldo da Silva.

Segundo ele, já existia uma banda na escola e, num primeiro momento, tocava para animar as crianças quando chegam à escola. Agora, a banda se tornou uma rotina prazerosa para os pequenos. “Com a bandinha, trabalhamos o ritmo, o tempo musical, o canto, fazendo com que as crianças conheçam os instrumentos. Eu passo nas salas cantando músicas infantis”, relata Ednaldo.

Os tambores são feitos com material reciclável, neste caso com latas, que viram arte nas mãos dos alunos. Eles fazem pinturas das figuras marcantes do congo capixaba, como a da casaca, que são coladas nas latas. “Depois, ensaiamos com eles as músicas, em que se trabalha o congo, o ritmo e o canto. A banda de congo e a construção dos tambores com as latas foi ideia das professoras Cida e Marcilene”, conta o professor.

Música e educação

Para a diretora Andrea, o lúdico é um grande aliado da aprendizagem na educação infantil e no processo de inclusão social de crianças especiais. “A gente vê cada vez mais que não tem como trazermos a criança à atenção e à percepção se você não trabalhar o lúdico. Então, surgiu a necessidade e o desejo de se trabalhar com a música, até porque temos muitas crianças especiais, com as quais trabalhamos suas habilidades e deficiências”, sublinha.

Nesse contexto, as crianças do CMEI Primeiro Passo são envolvidas em diversas temáticas, que vão desde as manifestações culturais serranas e capixabas, passando pelas questões ambientais, até a história e o turismo do lugar em que elas vivem. “Assim, a música está aqui todo o tempo”.

Confira um pouco mais do trabalho feito pelas crianças do CMEI:

Arte com artigos do congo
Navio Palermo, símbolo do congo serrano
Panelas de barro
Tambores de congo feitos pelas crianças
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

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