Categories: Política

Proibição de adolescentes nas ruas à noite gera polêmica

Prefeitura quer endurecer com proibição de eventos de porte (foto) e presença de adolescentes na noite

Por Conceição Nascimento

O Conselho Estadual da Juventude condena a proposta do Secretário de Defesa Social da Serra, Coronel Nylton Rodrigues, de proibir menores de 18 anos nas ruas da Serra, após as 22 horas, desacompanhados dos pais. A entidade divulgou carta aberta assinada por seu presidente, Luiz Inácio Silva da Rocha.

No documento, Luiz afirma que a medida não ajuda a combater a violência e fere princípios constitucionais. “A medida está sendo apresentada de forma arbitrária, sem diálogo com a juventude. Medidas como essas contribuem com o processo de estigmatização e criminalização da juventude ao imputar aos jovens a responsabilidade pelos altos índices de violência”.

O vereador da Serra Aldair Xavier (PTB) também é contra a medida. “Essa questão depende de um projeto e acredito que, aqui na Câmara da Serra, uma proposta como essa não passa. O governo tem sido ineficiente nas suas ações e quer transferir a responsabilidade sobre a insegurança na cidade para a população. Concordo que os menores não devem estar nas ruas, mas não é possível proibir o direito de ir e vir”, pondera.

Aldair acrescentou que a legislação vigente já proíbe a permanência de menores em locais como bailes funk e outros eventos.


Assunto em pauta na próxima quarta

 

Procurado pela reportagem, o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, disse que o assunto deverá ser discutido na próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que se reunirá no próximo dia 24 (quarta-feira).

“Não há definição sobre o que será feito e a estratégia a ser adotada, sendo uma das opções o reforço no Conselho Tutelar, com aumento nas equipes de fiscalização. Nossa preocupação é que esses jovens estão nas ruas em situação de vulnerabilidade”, explicou o secretário.

Rodrigues disse também que o município prepara ações em bairros que apresentam altos índices de violência. “Ampliaremos o número de câmeras de videomonitoramento, a instituição da guarda municipal, as operações interligadas entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado da Infância e da Juventude e prefeitura e ainda os projetos sociais voltados para estes bairros”, pontuou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

10 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

43 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

1 hora atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás