Categories: Notícias

Escolas do município oferecem meditação para estudantes

Márcia Lamas e Audifax no lançamento do Educação em Valores Humanos. Foto: Joatan Alves

Conceição Nascimento

A Serra vai levar meditação aos alunos da rede municipal de educação. Na manhã da última terça-feira (16), foi realizada a solenidade de lançamento do Programa Educação em Valores Humanos, pilotado pela Secretaria de Educação (Sedu). Temas como amor, paz, ética, solidariedade e não violência farão parte do cotidiano dos alunos, além das tradicionais disciplinas do currículo escolar, como português, matemática, ciências e geografia. Além disso, será incluída a pratica da meditação nas salas de aula.

Nas escolas onde o Programa é desenvolvido, o estudante vivencia desde cedo a prática dos 5 valores: verdade, paz, amor, ação correta e conduta pacífica. São realizadas oficinas envolvendo os pais e outras práticas com o objetivo de estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos. 

Para atuar com a meditação dos alunos, segundo a secretária de Educação, Márcia Lamas, não haverá novas contratações, uma vez que os professores, diretores e equipe pedagógica das escolas envolvidas receberão treinamento para capacitação.

O objetivo do projeto é estimular as relações entre a família e a escola. Ela aponta que a meta é ultrapassar os muros das unidades escolares e chegar às comunidades, levando o conhecimento sobre a importância da educação, escola e professores. 

 “O trabalho será feito com os professores, que receberão capacitação, em curso que também envolve pedagogos e diretores. Atualmente, as crianças estão agitadas, é necessário um momento para que possam se acalmar, ficar em silêncio, ouvir”, disse a secretária.

A iniciativa da Prefeitura da Serra é pioneira no Espírito Santo e tem como parceira a empresa ArcelorMittal. Com foco na formação do caráter do indivíduo, o Programa Educação em Valores Humanos apresenta propostas pedagógicas com foco na vivência, compreensão e aquisição de valores. A versão deste ano do programa traz algumas mudanças e temas como sustentabilidade. 

Márcia disse ainda que o programa depende da adesão de escolas, pois não pode ser impositivo. “ Ninguém trabalha valores por obrigação. Nesta quinta-feira (18) as escolas já recebem os e-mails com os critérios para aderir ao programa, o que deve ser discutido com as equipes, que decidem sobre a implantação na unidade”, frisou a secretária.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

21 minutos atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

2 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

2 horas atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 800 vagas e salários de R$ 5 mil

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 800…

3 horas atrás

Bell Marques faz show exclusivo para fãs em Vitória neste sábado

No ano em que completa 10 anos de carreira solo, Bell Marques traz seu novo show para Vitória e o…

3 horas atrás

Exagerado terá shows musicais, teatro e atividades gratuitas para criançada na Serra

O Exagerado, considerado um dos maiores outlets do Brasil, começa na próxima quarta-feira (15) na Serra e terá além de…

4 horas atrás