Categories: Notícias

Professora cria projeto em escola para inclusão de jovens surdos

Projeto social funciona em escola pública de Bairro das Laranjeiras. (Foto: Divulgação)

Célia Valério é professora de escola pública na Serra e leciona Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Ela reside em Morada de Laranjeiras e sempre atuou como voluntária em comunidades carentes do município, atendendo a pessoas surdas em hospitais, festas e, nas escolas onde já trabalhou, desenvolvia projetos ligados à Língua de Sinais.

Hoje, ela comanda um projeto social no Bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe, com foco na inclusão de pessoas com surdez. É o projeto “Mãos Que Transformam Vidas”, que funciona na EMEF Leonel de Moura Brizola.

“Nele, trabalhamos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) do nível básico, de forma lúdica e de fácil entendimento. Nessa proposta, destacamos os valores, o relacionamento interpessoal e a ética”, explica Célia.

A iniciativa de Célia foi premiada com um edital da Secretaria Estadual de Cultura, em 2018. Incentivada pela diretora da escola onde ela trabalha para participar do certame, a voluntária prontamente aceitou o desafio. “Escrevi o projeto acreditando que o trabalho como voluntária que fiz a vida toda em comunidades poderia servir como experiência nesse projeto. Enviei para o edital e fui contemplada!”, conta. Segundo ela, o prêmio vai manter as atividades até novembro deste ano.

Atualmente, o projeto atende a alunos acima de 15 anos, com uma proposta profissionalizante, que acontece toda terça-feira, de 18h às 20h. Mas, em breve, o projeto vai ampliar o atendimento à comunidade com a abertura de mais uma turma. “O Kids, de 10 a 15 anos, inicia em julho, com aulas de forma lúdica, com brincadeiras e dinâmicas, muita arte e música, tudo envolvendo Libras”, destaca a professora e voluntária.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás