Categories: Notícias

Professor será treinado para identificar violência contra mulher


A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Políticas Públicas Para a Mulher, comandada por Luciana Malini. Foto: Jansen Lube

Conceição Nascimento

Aproximadamente 10 mil alunos da rede municipal de educação serão atendidos em 2018 com o programa “Quem Ama Abraça Fazendo Escola”, desenvolvido pela Prefeitura da Serra. O programa atuará em 20 escolas do município e visa à capacitação de 215 profissionais da educação, que ficarão aptos a identificar entre os estudantes aqueles que estiverem vivenciando ou presenciando situações de violência doméstica, principalmente violência contra a mulher.

O programa ficará sob a responsabilidade das secretarias de Educação (Sedu) e a de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom). “O projeto deve ser lançado em maio, e a capacitação dos profissionais será em agosto. Os professores serão qualificados para trabalhar com a temática da violência doméstica contra a mulher. Para compreender, entender e observar, inclusive, os desdobramentos dessa violência com os alunos. Os recursos para o programas foram captados a partir de emenda federal, de autoria da senadora Rose de Freitas. O fundamental é trabalhar na prevenção, essa é a grande missão do município. A prevenção evita sequelas, a identificação precoce, para que o município possa intervir tendo a escola como parceira. Depois da prevenção vem o Estado, polícia, delegacia, é a intervenção”, explica Luciana Malini que responde pela Seppom.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, crianças e adolescentes vítimas de violência podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria vítima de agressão, como ansiedade, sentimento de culpa e depressão e outras, relacionadas ao processo de desenvolvimento infantil. Essas sequelas podem se traduzir em dificuldades de aprendizagem e de concentração, bem como sintomas físicos. Além disso, o aluno pode passar a reproduzir e promover a cultura da violência.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

15 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

21 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

22 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás