Categories: Política

Produção dos vereadores deve cair com ano eleitoral

 

Aloisio foi vereador por quatro mandatos e presidiu a Câmara em 2007. Foto: Arquivo TN

Os 23 vereadores que compõem a Câmara da Serra devem enfrentar este ano a avaliação do eleitor no pleito municipal marcado para o dia dois de outubro. Até lá, espera-se que a produção dos vereadores fique bem abaixo da média dos três primeiros anos, já que o plenário da Casa será o palanque para a prestação de contas e embates acirrados, uma vez que muitos parlamentares disputam os mesmos redutos eleitorais. É o que diz veteranos ex-vereadores que atuaram no município.

O experiente Aloísio Santana (PMDB), que foi vereador por quatro mandatos e já ocupou a cadeira de presidente da Câmara entre 2007 e 2008, diz que o ano eleitoral é extremamente improdutivo e dificilmente haverá quórum para votação de matérias importantes. “A partir de maio muda a relação interna, que fica mais sensível. Discussões sobre reduto eleitoral, já que muitos se enxergam como vereadores de bairro. Esta será a tônica, e este um ano atípico. Já o Executivo fica com a mão pesada sobre o grupo de vereadores contra a sua reeleição”, adiantou.

Com 32 anos e sete mandatos de vereador na bagagem, Sérgio Peixoto (sem partido) faz coro a Aloisio, mas pondera que é possível conciliar. “Geralmente as sessões, quando acontecem, são mais calorosas. Alguns passam a se ausentar para cumprir compromissos eleitorais, mas é possível conciliar”, disse Peixoto.

Para a atual presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura Pimentel (PSD), todos têm consciência de que o ano eleitoral é diferente, mas isso não pode atrapalhar os trabalhos da Casa.

“Quero acreditar que teremos um ano de harmonia, com a independência entre os poderes, como tem sido. Finalizamos o ano com uma casa sem entraves”, relatou Neidia.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

10 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

12 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

17 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás