Categories: O Nó da Gravata

Procrastinada, Parada, meio Póstuma…

Depois de anunciar com pompa à lei que regulamenta o uso de Parceria Público-Privada (PPP’s) na Serra, a prefeitura nem sequer deu início as reuniões, que já eram para estar acontecendo há mais de 2 meses atrás. Além disso, as PPP’s não estão contempladas de forma clara nas peças orçamentárias do município. Para se ter ideia, a prefeitura afirmou que a intenção era implantar um PPP na área de coleta e tratamento de lixo até fevereiro de 2018, mas no Plano PluriAnual já aprovado pela Câmara, prevê um gasto de cerca de R$ 350 milhões com tais serviços pelos próximos 4 anos, sendo que de 2018 há 2021, o gasto anual seguirá subindo consideravelmente. Mesmo que o PPA não seja impositivo, não há previsão de PPP. Já na Lei Orçamentária de 2018, que tramita no Legislativo, não há sequer uma menção a investimentos provenientes de PPP’s. No mínimo estranho viu?

Flávio, o jogador

Depois de se colocar como pré-candidato a deputado federal em 2018 e desenhar uma filiação ao partido UDN, que pode ser refundado até abril de 2018, Flávio Serri, atual presidente municipal do PSD vem sendo sondado por muitas legendas. Entre elas, o PTC e o PSB, que vem intensificando as propostas para filiar Serri. O PTC pode ser um caminho natural, já que assim como Flávio, o partido é aliado do prefeito Audifax e também do governador Paulo Hartung. Perguntado sobre a futura candidatura, Serri diz que está “100% certo” e que o cenário é propício, já que até então “apenas Vidigal desponta como um candidato a federal com forte projeção de votos na Serra” e assume o interesse de outras legendas em filiá-lo.

PDT de Audifax

O vereador Fábio Duarte (PDT) vem demonstrando grande insatisfação com a turma do PDT da Serra. Isso porque, a legenda vem questionando Fábio sobre a proximidade entre ele e o prefeito Audifax. Partidários afirmam que essa aproximação vai em desacordo com a sigla, já que o PDT, do deputado Sérgio Vidigal, é o principal partido de oposição a Audifax. Fábio vem dizendo nos bastidores que sofre uma tentativa de ingerência por parte do PDT em seu mandato de vereador, e que a proximidade com o prefeito é republicana. Recentemente mais um episódio contribuiu para esse distanciamento. Fábio teria sido barrado numa tentativa de visitar Vidigal, dias após um acidente de carro que envolveu o deputado. Quem barrou o vereador foi a atual presidente do PDT da Serra e esposa de Vidigal, Sueli Vidigal.

Xô Xambinho, a multa é minha

O prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) vetou o projeto de lei 43/2017, que prevê a possibilidade de parcelamento de multa de trânsito aplicado pelo município. O projeto é de autoria do vereador aliado Alexandre Xambinho (Rede). No parecer da Procuradoria, argumenta-se vício de competência, baseando-se na violação do artigo 22, XI da Constituição Federal que relaciona “trânsito e transporte” como competência para União legislar. Já nos bastidores, afirma-se que o veto deve-se a necessidade de arrecadação por parte da prefeitura, da qual o prefeito não quis abrir mão. O veto já foi devolvido a Câmara e os vereadores devem votar pela sua manutenção ou não, nos próximos dias.

 “Brasil está desejando o Paulo”

O prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) vem buscando uma aproximação política com o governador Paulo Hartung (PMDB). A última “indireta” foi durante a inauguração do sistema de abastecimento de água de Reis Magos, na última quinta-feira (26). Ao microfone o prefeito iniciou seu pronunciamento relacionando a obra com questões de “sustentabilidade” e aumento na “rede de captação de água”. Audifax então virou para o governador e disse: “com esse negócio de sustentabilidade e rede, espero que o governador esteja pensando em nós, a Rede Sustentabilidade”. A galera caiu na gargalhada, inclusive o próprio Hartung. Além desse trocadilho, o prefeito rasgou elogios para a gestão do governador, chegando a dizer que o “Brasil está desejando o Paulo”.

Governador pede palmas para Sérgio

Logo após a fala do prefeito Audifax, subiu ao microfone o governador Paulo Hartung. Hartung agradeceu todos os presentes, e elogiou a gestão de Audifax. Curioso é que após isso, Hartung lembrou do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e pediu uma salva de palmas para o ex-prefeito da Serra, que nem sequer estava presente no evento. Segundo o vereador Nacib Haddad (PDT), que representou oficialmente Vidigal, o deputado não pode estar presente, pois estava em Brasília. Hartung também fez referência a outras lideranças da Serra, como o deputado estadual Jamir Malini (PP) e o secretário de estado Vandinho Leite (PSDB), que estavam presentes. Já o deputado Bruno Lamas (PSB), que não foi ao evento, não foi citado.

 Neidia e Nacib bem tensos

Na última quarta-feira (25) o clima voltou a esquentar na Câmara da Serra. Após uma discussão sobre um projeto que versa sobre a ampliação do Parque da Cidade, o vereador Nacib Haddad (PDT) e a presidente Neidia Maura (PSD) deram início a um bate boca, o clima foi esquentando até que Nacib se levantou e seguiu em direção à saída do plenário. Foi neste momento que Neidia começou a gritar e acusar Nacib de ter proferido um palavrão de baixo calão contra ela. Não dá para ouvir no áudio da gravação, se Nacib realmente fez isso, fato é que Neidia chegou a chorar em plenário e logo após, prestou queixa na delegacia contra Nacib. Os vereadores têm evitado tocar no assunto, mas este é mais um capítulo do forte clima de rivalidade que tomou a Câmara desde a eleição da Mesa Diretora em janeiro deste ano.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás