Categories: Arquivo

Procon da Serra recebe mais de 800 queixas de aposentados sobre empréstimos não contratados

O Procon da Serra funciona no ProCidadão que fica em Portal de Jacaraípe. Foto: Divulgação

Uma prática dos bancos, alvo das principais queixas dos aposentados e pensionistas no Procon da Serra, está proibida desde segunda-feira (1º). Trata-se de oferta indiscriminada e massiva de empréstimos consignados, feita nas agências e correspondentes bancários, mas, principalmente, por telefone, a quem acaba de receber a concessão do benefício do INSS. 

Segundo informações da Prefeitura da Serra, o Procon Municipal recebeu, em 2018, um total de 829 queixas sobre cobranças indevidas de bancos e instituições financeiras. “Não é possível separar os números só de empréstimo consignado, mas eles entram na categoria de cobrança indevida”, explicou a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos por meio da assessoria de imprensa do município.

A Prefeitura disse ainda que são muitos os idosos que começam a receber descontos nos seus pagamentos referentes à contratação de empréstimo consignado. Durante o atendimento, é descoberto que não quiseram ou não concordaram com a contratação, mas por desconhecimento ou falta de malícia, são induzidos a aceitar a oferta, mesmo sem precisar ou querer.

A diretora do Procon, Nivia Passos conta que nesses casos, o Procon abre a reclamação para apuração dos fatos. Em contato com o banco, pede a cópia do contrato. “Em alguns casos, quando a oferta é por telefone, o banco diz que vai enviar o contrato, que nunca chega, mas os descontos em folha acontecem. Constatada a fraude, conseguimos o cancelamento da cobrança”, afirmou Nívia, que disse, também, que para casos de danos morais e materiais, o consumidor pode ingressar no juizado especial cível.

As estatísticas do Procon mostram ainda que o aposentado recebe muitas vezes a ligação da empresa que vende o crédito consignado, logo após ter a confirmação do benefício.

Pela nova regra que passou a vigorar nesta segunda-feira, as instituições financeiras só podem passar a vender crédito consignado após seis meses (180 dias) da concessão do benefício.

As empresas só poderão oferecer crédito antes do prazo de seis meses se o segurado for pessoalmente ao banco pedir a liberação. Ainda assim, o consumidor precisa esperar pelo menos três meses (90 dias) após o recebimento do primeiro benefício para fazer o pedido.

O consumidor que receber ofertas antes do prazo de 180 dias deve fazer denúncias no INSS e pode também buscar ajuda e orientação no Procon da Serra. O endereço é: Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com distribuição de senhas até as 15 horas. Telefones: 3252-7243/7242.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

38 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás