Categories: Arquivo

Procon da Serra de olho em postos de combustíveis com preços abusivos

Após receber inúmeras denúncias, a equipe da Fiscalização do Procon da Serra está percorrendo postos de combustíveis para verificar a prática de preços adotada e autuou dois postos pelo aumento abusivo dos valores, sem justificativa.

Nesta semana, devido à greve dos caminhoneiros em todo o Brasil, o abastecimento de diversos produtos, incluindo o de combustíveis, está afetado. Em alguns locais já não há mais combustíveis para venda e os consumidores encontram dificuldades para abastecer. Aproveitando-se dessa situação, os empresários estão, em alguns casos, reajustando os valores.

De acordo com o chefe da Fiscalização do Procon da Serra, Adriano Cordeiro, esta é uma prática abusiva e fere o Código de Defesa do Consumidor. “O empresário não pode se valer de vantagem excessiva, só porque ele tem o produto que os outros já não têm mais. Além disso, o combustível que ele tem em estoque foi comprado antes de a greve começar, ou seja, quando o mercado operava normalmente, com preços normais. Ele tem que vender tudo o que tem pelo preço já praticado e não fazer aumentos. Entendemos que essa elevação é para prejudicar o consumidor”, explicou Cordeiro.

Além de receberem a autuação, os postos são obrigados a voltar a praticar o preço antigo. As autuações serão encaminhadas ao Ministério Público e geram um processo administrativo que pode resultar em multa, segundo Adriano.

Os fiscais continuam percorrendo os postos de combustíveis e os estabelecimentos comerciais para verificar qualquer irregularidade. Os consumidores podem fazer denúncias pelo e-mail fiscalização.procon@serra.es.gov.br ou pelos telefones 3252-7243/7242.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

10 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

11 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás