Categories: Sem categoria

Primeiros dias de Temer

Cerca de uma semana após assumir, já é possível destacar as tendências do governo do presidente em exercício. Temer e sua equipe vem apontando claramente os rumos que querem dar para as políticas públicas e sociais. Vamos a seis destaques:

1) Saúde: foi noticiado que o ministro da saúde tinha a intenção de diminuir o rol de atendimentos no Sistema Único de Saúde – SUS. Dada a repercussão negativa, no dia seguinte deu outra versão à sua proposta.

2) CPMF: diretamente ligada à saúde – pelo menos em teoria – o (in) popular ‘imposto do cheque’ foi ventilado por Henrique Meirelles, que também voltou atrás em seu discurso inicial e adotou um tom mais cauteloso.

3) Minha casa minha vida: o novo ministro das cidades, Bruno Araújo, revogou no último dia 17 a contratação de cerca de 11 mil novas unidades do programa. A alegação foi a de cautela, já que haviam sido autorizadas no dia 11 – momentos antes do afastamento da presidenta.

4) Privatização: a ordem, segundo o ministro dos transportes, aviação civil e portos, é privatizar o que for possível.

5) Previdência social: a proposta é que haja uma idade mínima para aposentadoria – 65 anos. Hoje a possibilidade de aposentadoria antes dessa idade.

6) Procuradoria Geral da República – PGR: o ministro da justiça, Alexandre de Moraes, indicou a possibilidade de rever o sistema de indicação para a PGR. Michel Temer se apressou em dizer que não modificaria o sistema de indicação.

Vale ressaltar que algumas dessas medidas também foram debatidas pelo governo Dilma – CPMF e alterações na previdência. Contudo, fica bastante evidente as diferenças entre os modelos de governo.

Certamente, os municípios terão desafios adicionais caso as atuais proposições se efetivem. Cidades como a Serra, que possuem grande número de pessoas que dependem de serviços públicos, poderão ter impactos ainda mais acentuados. Vale lembrar que propostas de ‘diminuição’ do SUS e cortes em programas sociais terão impacto maior na parcela mais pobre da sociedade.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

21 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

22 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

22 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

23 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

1 dia atrás