Primeiro caso de coronavírus no Brasil pode ter ocorrido em fevereiro no ES

O subsecretário de saúde e o secretário de saúde anunciaram as informações durante uma coletiva de imprensa. Foto: Divulgação / Sesa

O primeiro paciente infectado pelo novo coronavírus no Brasil pode ter sido um capixaba, que teria sido contaminado pelo vírus em fevereiro deste ano. Até então, o primeiro caso confirmado no país teria sido em São Paulo também no fim de fevereiro. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na manhã desta terça-feira (11).

De acordo com a Sesa, a amostra foi coletada de uma paciente que fez doação de sangue no Hemoes de Guarapari. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a paciente não havia viajado para o exterior e apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos 14 dias anteriores à doação.

O secretário ainda afirmou que o Espírito Santo já vivia uma situação de transmissão comunitária da doença antes do primeiro caso confirmado de coronavírus no país, no dia 26 de fevereiro. “Diante das investigações realizadas, nós queremos reconhecer que o Espírito Santo vivia uma situação de transmissão comunitária da doença anterior ao dia 26 de fevereiro, que foi o primeiro caso confirmado nacionalmente no país com um caso importado”, afirmou Nésio.

Ainda de acordo com o secretário, é possível que existam outros casos anteriores a esse no estado. “Ao longo das investigações, essa informação será atualizada e devemos encontrar casos anteriores, pois estamos diante de um caso que já foi transmissão comunitária. Devemos reconhecer que este paciente teve sintomas respiratórios um mês antes da doação do sangue, da coleta do material biológico. E nós podemos afirmar que, de fato, a doença já circulava e passemos a investigar casos anteriores a esse. Entre os casos já publicados e reconhecidos, de fato, este se consolida, por enquanto, como o primeiro caso do país em comparação com primeiro caso notificado oficialmente”, completou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 minutos atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 hora atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

13 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

15 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

20 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

22 horas atrás